3.4.05

Permadesign

Permadesign pode ser definido como o desenho de produto funcional, ecologicamente correcto em termos materiais usados e para a função a ser desempenhada, dentro de uma concepção de uso permanente e que seja esteticamente concebido.
Trata-se de um design de objectos que está preocupado com valores ecológicos desde a sua concepção, forma de fabrico, função e materiais empregados, reciclados ou não, e que vem a constituir um novo rumo na indústria artesanal.
Esta nova escola de design constitui um paradigma novo em franca expansão.

As matérias-primas utilizadas dentro deste conceito podem ser variadas, tais como: o papel reciclado, a borracha e os plásticos descartados e reaproveitados, os meais de ferros-velhos, os ladrilhos de demolições para compor mosaicos, os vidros reciclados para fabricar vasos de flores e objectos de decoração, as telas de plástico usadas na construção civil como assento de cadeiras, o papelão, as casacas de árvores, as pedras e as fibras, entre muitos outros materiais que podem ser utilizados para dar largas à criatividade de cada designer.


O permadesign contrapõe-se ao desenho industrial que é o responsável pelos produtos usados na sociedade de consumo, e que tem um impacte negativo no meio ambiente.