5.4.05

A Economia não regista bem os prejuízos causados à natureza



Se não existir um tradução económica dos factos, dificilmente estes são levados em conta pelos políticos.
O relatório apresentado por 1.300 cientistas, sob a designação geral de « Avaliação dos ecossistemas para o Milénio», a pedido da ONU, sublinha claramente que « os sistemas de contabilidade nacionais tradicionais não conseguem medir a diminuição nem a degradação dos recursos naturais».
O que é tanto mais alarmante quanto é certo que a degradação de tais recursos naturais representam uma importante perda do património essencial para cada região e sociedade.
Em vários casos estudados, tais como o Equador, a Venezuela e o Kazaquistão, os investigadores concluíram que o crescimento do produto interno bruto dissimula uma claro défice se se tivesse em conta a diminuição dos recursos naturais no cálculo do produto.
Na falta de instrumentos que traduzam em termos económicos os danos e a degradação dos ecossistemas os responsáveis políticos não se sentem obrigados a adoptar medidas de preservação do ambiente e dos ecossistemas.
No fundo o que acontece é que as tradicionais metodologias de avaliação económica não se mostram adequadas e eficazes para medir os serviços naturais prestados pelos ecossistemas e a sua consequente degradação.