5.4.05

Diagnóstico dos ecossistemas do planeta



Segundo o relatório apresentado por 1.300 cientistas, sob a designação geral de « Avaliação dos ecossistemas para o Milénio», a pedido da ONU, são os seguinte pontos negativos que foram registados na situação planetária actual :

- A água doce está desigualmente distribuída
Não há penúria de água doce à escala mundial. Mas as reservas estão distribuídas de maneira muito desigual segundo as regiões. Um quarto de água utilizada ultrapassa o que as redes fluviais locais podem fornecer. A água é encaminhada para dispendiosas operações ou extraída de fontes subterrâneas que não são reabastecidas.

- Alerta para o pólen
Os insectos e os pássaros polinizadores sofrem um declínio, pelo menos, num pais ou numa região de cada um dos continentes. Tal facto traduz-se, não pela falta de produção dos frutos ou das sementes, mas pela diminuição do número de sementes produzidas ou da quantidade de frutos.

- Bosques e florestas tropicais em perigo
O fornecimento de madeira para construção e aquecimento representa um terço do valor dos serviços prestados aos homens pelas florestas. A capacidade de produção de madeira, que aumentou 60% no decurso dos últimos 40anos, varia conforme as regiões. A produção da madeira para aquecimento está presentemente em declínio, depois de ter atingido o seu máximo nos anos 90, graças ao aproveitamento de outras fontes de energia.

- O regresso das doenças infecciosas
O controle de certas doenças infecciosas foi perturbado pelas mudanças ocorridas nos ecossistemas. A construção de canais e a extensão de irrigação de terrenos agrícolas favoreceram o regresso de doenças infecciosas como o paludismo. O poder de outras infecções diminui graças às operações de combate levadas a cabo pelos homens.

- Reservas de pesca em níveis inquietantes
Em numerosos locais, a pesca ultrapassou largamente o limite para além do qual a natureza não consegue renovar os stocks de peixe de mar e de água doce

- Declínio do número de espécies
Em poucos anos, a actividade humana multiplicou as taxas de extinção das espécies animais e vegetais por 1.000. Cerca de 10% a 30% das espécies de aves e mamíferos e anfíbios estão ameaçadas. A diversidade dos ecossistemas reduz-se por força das invasões de espécies exóticas que levam ao desaparecimento das espécies indígenas

- O ar regenera-se cada vez menos
A capacidade da atmosfera de absorver os poluentes produzidos pelo homem diminui em cerca de 10% desde o processo de industrialização. Os ecossistemas contribuem para a absorção do amoníaco, dos óxidos de azoto, do dióxido de .. e do metano. Os cientistas desconhecem em que medida a degradação dos meios naturais contribui para reduzir as capacidades «reparadoras» da atmosfera.

-o clima é regulado pelo ecossistemas
Desde 1750 a concentração de CO2 na atmosfera aumentou em 34%. Acontece que 60% deste aumento produziu-se a partir de 1959 até ao presente, período este no decurso do qual o papel dos ecossistemas no ciclo do carbono inverteu-se. De produtores de CO2, por causa da desflorestação, eles tornaram-se em absorvedores graças à reflorestação, à melhor gestão da floresta ( no Norte dos USA, na Europa e na China), às mudanças verificadas nas práticas agrícolas e à fertilização pelo recurso do azoto no solo e o aumento da taxa de CO2 atmosférico. Os ecossistemas travam assim o aquecimento planetário.

- As populações estão cada vez mais expostas às catástrofes naturais
Os acontecimentos extremos causados pela natureza têm consequências cada vez maiores junto das populações em virtude do facto destas ocuparem cada vez mais espaço, o que aumenta a vulnerabilidade humana aos fenómenos naturais. Estes fenómenos traduzem-se por um elevado número de vítimas e de grandes prejuízos materiais. As práticas de cultura dos solos têm provocado grande erosão

Mas é possível encontrar pontos positivos no diagnóstico realizado:

- Aumento da produção agrícola
O principal serviço prestado pela natureza tem vindo claramente a aumentar nos últimos anos. Entre 1960 e 2000 o aprovisionamento alimentar mundial foi multiplicado por duas vezes e meia ao passo que a população mundial duplicava de 3 a 6 mil milhões d pessoas. Este melhoria é principalmente devida à extensão de terras ocupadas para a agricultura e à intensificação das culturas agrícolas.

- A aquacultura surge como nova fonte de alimentação
O desenvolvimento da aquacultura registou um forte aumento, representando hoje um terço da produção dos peixes e dos crustáceos no mundo.