9.1.13

Manifestação de Professores em Lisboa (26 de Janeiro). Todos os professores a Lisboa contra o desmantelamento da Escola Pública!

 

Perante tudo isto, não podes ficar em casa!
 
Mais desemprego

Professores dos quadros em risco de despedimento / mobilidade

Corte total do salário nos 3 primeiros dias de doença

 Mais Mega-agrupamentos

Municipalização da Educação

Aumento do horário de trabalho

Maior componente lectiva
 
O ano de 2013 surge sem novidades. O que se anuncia é ainda pior. O Orçamento do Estado promulgado por Cavaco entre o Natal e o Ano Novo, anuncia mais miséria e a troika, achando pouco, quer acrescentar-lhe mais desgraça. A direita no poder aproveita a crise para, com essa justificação, levar por diante o mais forte ataque jamais desferido contra o Portugal Democrático, aproveitando para, por fim, ajustar contas com Abril.
 
A par do desmantelamento das funções sociais do Estado, que a todos obrigará a custos mais elevados na saúde, educação ou proteção social, sobre os portugueses irá abater-se uma brutal carga fiscal destinada a extorquir-lhes dinheiro que será enviado para estrangeiros. Ali Babá, ou seja, o FMI usa os seus homens de mão na nossa terra para delapidar Portugal e os portugueses e, assim, se anuncia ainda mais desemprego, novos cortes salariais, o aumento do horário de trabalho ou a transferência total do ensino para os municípios, primeiro passo para a concessão a privados… em suma, sugadas gorduras e secada a carne, querem agora arrancar-nos a pele!
 
Para 2013 não ser tão mau como todos prevemos e é anunciado, só resta, a cada um de nós, assumir a responsabilidade de tudo fazer para contrariar este rumo negativo dos acontecimentos.
 
É preciso que o país saiba dizer “Não!”, como disseram os argentinos quando decidiram pagar apenas parte da dívida, dada a ilegitimidade da mesma. É preciso que o país tenha governantes que não aceitem discriminações e não aceitem ser gozados, assistindo ao aliviar de pressões sobre países com défice mais elevado, mas , aqui, comendo com tudo adotando o que chamam de “bom comportamento”. É preciso responsabilizar quem é, efetivamente, responsável pela situação criada e, nesse sentido, não basta constatar o chamado “milagre irlandês”, é necessário olhar para a coragem de responsabilizar sem olhar a consequências.
 
É por isso que 2013 será tanto melhor ou pior, quanto soubermos e formos capazes de ultrapassar silêncios e conformismos com exigências, propostas, ação e luta. A espiral que aperta cada vez mais, e apertará até sufocar, não irá parar se não fizermos por isso. Se ficarmos apenas a assistir as coisas tornar-se-ão insuportáveis, pois Pedro, Passos Coelho e outros que tais continuarão a rir-se das nossas vidas, acenando-nos de longe, escrevendo hipocrisias com gozo e deixando para os portugueses apenas as pedras que não reluzirem.
 
DAR OUTRO RUMO AO PAÍS E ÀS NOSSAS VIDAS
 
2013 será o ano de nos livrarmos destes males: estas políticas malvadas, os seus executores e a troika que traz ainda outros presos pela goela. É preciso enxotar a troika daqui para fora, rasgar o seu memorando e trilhar outro caminho, que há. Não faltam políticas alternativas, há que saber construir a alternativa política. É preciso dar esperança aos portugueses; é preciso dar rumo ao futuro; é preciso lutar muito por tudo isso!
 
Para os professores, a luta desponta já no alvorecer do ano, em 26 de janeiro.
 
Todos na rua, mais uma vez.