Documentários sobre Consumo e Alienação - 1 e 3 de Dezembro
Concerto de Jazz - 4 de Dezembro
«Se o que precisamos é de mais roupas, de mais computadores
ou de mais cosméticos, tornou-se uma questão irrelevante. Temos de os ter.
Temos de consumir de forma a mantermos a engrenagem da economia a rodar. Temos
de continuar a comprar para mantermos as pessoas no emprego, sejam quais forem
as consequências. Mais de três quartos das florestas do mundo foram devastadas
para alimentar o nosso consumismo, e ainda assim não há um fim. Vamos para a
guerra para assegurarmos reservas de petróleo e outros recursos naturais, de
forma a podermos continuar a consumir. E agora apenas desejamos encontrar uma
tecnologia miraculosa qualquer que permita contornar as consequências do nosso
consumismo. Mas o consumismo livre de consequências é uma ideia que não existe.
(...) quem vai contar esta verdade ao poder? Os cientistas mostram os factos,
mas só os poetas podem criar uma nova cultura.»
- Satish Kumar
Surplus: Terrorized Into Being Consumers (2003)
Documentário, Erik Gandini (54min)
Quinta-feira, 1 de Dezembro, 22h
Sinopse: Longe de ser apenas uma crítica ao consumismo ou a
sistemas políticos, este documentário sueco, com uma componente técnica forte,
é um olhar sobre o modo de ser e de viver da humanidade. As contradições do
mundo moderno são materializadas nas imagens da televisão, nos rostos dos
líderes políticos, símbolos do consumismo, nos distúrbios durante o G8, na obra
de trabalhadores indianos, em Cuba de Fidel Castro, ... A narração é em grande
parte confiada a John Zerzan, anarquista primitivista americano, entrevistado
para o filme. A sua posição radical criou polémica - destruir os bancos e
partir montras não é violência, é mais violento ver a MTV refastelado no sofá
enquanto se engole snacks.
Documentário, Filip Remunda e Vít Klusák (90min)
Sábado, 3 de Dezembro, 22h
Sinopse: O consumismo alienado e o poder de manipulação dos mídia são os temas centrais deste documentário provocador. São explorados fenómenos perversos da publicidade na República Checa pós-comunismo. Em cinco anos o país viu 125 hipermercados serem construídos - uma mudança drástica para um povo que há poucos anos dormia em filas para comprar produtos de primeira necessidade. Em tom crítico, o filme lança a campanha de um novo e enorme supermercado fictício que promete os melhores produtos e preços para uma vida melhor.
A sessão será antecedida pela projecção do documentário
curta-metragem Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado, "um ácido e
divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo". Nesta viagem de 13
minutos, é seguida a trajectória de um simples tomate, desde a sua plantação
até ser deitado fora, deixando claras pelo caminho as relações de desigualdade
geradas pelo actual sistema económico.
Jazz,
Esse Gato Vadio!
PAPENEVI JAZZ
Domingo, 4 de Dezembro, 18h30
Ciclo de Jazz Vadio com o apoio de Carl Orff Projecto - Educação Musical
Paulo Alexandre Jorge | Saxofone
Pedro Carneiro | Guitarra
Newton Santos | Baixo
Vitor Gouveia | Bateria
http://carlorffprojecto.blogspot.com/