18.8.11

Diga NÃO à Barragem de Belo-Monte, em defesa do povo xingú. Manifestação no Porto e Lisboa no dia 20 de Agosto)



DIGA NÃO À BARRAGEM de BELO-MONTE

MANIFESTAÇÃO no PORTO e em LISBOA em prol da AMAZÓNIA (dia 20 de Agosto, às 15h.)

PORTO - Consulado do Brasil - Av. FRANÇA nº20;
LISBOA - Consulado do Brasil - Praça de Luís de Camões

No dia 20 realizar-se-ão Manifs por todo o Mundo a favor da Amazónia.
A construção da hidroeléctrica Belo Monte já iniciou no mês passado!
Vamos protestar contra esta barragem e em defesa do território e dos direitos do povo xingú.

 




Mobilização global contra Belo Monte

No próximo sábado, 20/08, o Brasil  vai às ruas para protestar contra a destruição da Amazônia. E em diversos países nos cinco continentes realizam-se atos de solidariedade em frente às Embaixadas/Consulados brasileiros
Nos últimos meses, a população brasileira vem testemunhando sucessivas agressões contra a Amazônia e os povos da floresta:
1. O governo autorizou o início da construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu
2. A Câmara dos Deputados aprovou mudanças no Código Florestal que diminuem a proteção das nossas matas
3. Lideranças comunitárias na Amazônia continuam sendo vítimas de assassinato e violência na região

Vivemos um momento politico bastante complex e delicado, que pode definir o futuro da humanidade. Chega de destruição na Amazônia.

O projeto Belo Monte é um exemplo cabal de ineficiência energética: apesar da propaganda do governo de que será a 3ª maior hidrelétrica do mundo (em tamanho), produzirá, em média, apenas 39% da eletricidade que promete. Além disso, é um projeto absurdamente caro (cerca de R$ 30 bilhões, dos quais 80% são dinheiro do povo, a ser desembolsado pelo BNDES), e foi imposto pelo governo através de um processo brutal de sucessivas violações da legislação e da Constituição nacionais, e de acordos e tratados internacionais.

Acima de tudo, porém, o projeto de Belo Monte vai impactar de forma irremediável a vida das populações locais, da fauna e da flora do Xingu, destruindo e secando parte de um dos mais belos e ricos rios do mundo, e transformando a região em terra arrasada. E os reflexos já são visíveis: Altamira foi campeã de desmatamento nesse primeiro semestre.

Um número cada vez maior de brasileiros está saindo às ruas para exigir a proteção do nosso maior patrimônio socioambiental: a floresta amazônica e respeito aos direitos humanos; e conta com a solidariedade da comunidade internacional. Juntos, podemos fazer a diferença!

Você pode ajudar a proteger a Amazônia
Diversos protestos estão sendo organizados no Brasil. O próximo sábado, 20/08, será marcado por atividades contra a construção de Belo Monte e contra as mudanças no Código Florestal em diversos estados.

E, no dia 22/08, diversos países nos cinco continentes vão mostrar sua solidariedade ao povo brasileiro, protestando em frente às Embaixadas/Consulados Brasileiros ao redor do mundo.

Participe!
1. Abaixo, você encontra a lista das atividades programadas no Brasil (20/08) e internacionalmente (22/08)
2. Se você tiver informações adicionais sobre cidades, países, locais e horários de protestos e concentrações, por favor, encaminhe para o email: campanhaxingu@gmail.com.
3. Registre sua atividade com fotos e vídeos, e envie para: campanhaxingu@gmail.com , Xingu Vivo no Facebook e @xinguvivo.