18.8.11

A Jornada - todos os caminhos levam a Vila de Rei (19 a 21 de Agosto)

A JORNADA | TODOS OS CAMINHOS LEVAM A VILA DE REI

Estamos aqui porque acreditamos que um outro mundo, uma outra vida é possível.

É por esse outro mundo, por essa outra vida que resistimos, que unimos esforços, que caminhamos. É por essa outra vida que partimos das nossas casas e que endereçamos o convite a todos que a nós desejem unir os seus passos, mães, pais, filhos, empregados, desempregados, precários, agricultores, pescadore...s, operários, músicos, escritores, jornalistas, profissionais de saúde, sindicatos, associações, movimentos, a toda a sociedade portuguesa, para que, tomando todos os caminhos, a pé, de bicicleta, sobre rodas, sobre as águas, cruzando estradas e pontes, vales e montes, durante um dia, dois dias, uma semana, duas semanas, nos encontremos todos no centro do centro de Portugal, em Vila de Rei, dia 19 de Agosto de 2011 e que ali permaneçamos até dia 21 escutando e partilhando, debatendo.

Não somos partido, não somos facção, pacíficos mas firmes, somos olhos nos olhos, somos cidadão a cidadão.

Não estamos agrilhoados a ideologias, agendas de movimentos ou manifestos partidários, não detemos um líder, todos somos líderes, todos somos veículos que nos conduzirão ao amanhã que demandamos.

-Caminhamos porque lutamos contra a submissão, a exclusão, o desemprego, a precariedade e a mentira, contra a ditadura económica, contra a ditadura do pensamento único, contra a ditadura da mediocridade, contra a ditadura da inevitabilidade, porque inevitável é tomarmos as rédeas das nossas vidas.

-Caminhamos porque não nos ajoelhamos, porque não acreditamos na inevitabilidade, porque acreditamos que existem alternativas só pode ser erigida se soubermos dizer não, se soubermos lutar pela nossa independência, pelo nosso futuro, pela nossa dignidade, se soubermos dizer sim a uma mudança que começa em cada um de nós, se acreditarmos que em cada cidadão reside a revolução.

-Caminhamos porque livres nascemos e a nós mesmos exigimos que livres queremos viver.

-Caminhamos porque não podemos esperar mais. Este é o nosso tempo. O tempo de sermos felizes.

Estamos ombro a ombro. Somos Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu. Declaramos guerra à austeridade, à precariedade e ao medo. Combateremos de amor ao peito. Somos o país livre. Somos a Resistência.