10.11.10

5º Ciclo de Conferências “Arte e Sociedade” na FBAUL: o tema da sessão de hoje é a arte como resistência social


Realiza-se hoje mais uma sessão do 5º ciclo de conferências »Arte Sociedade» que está a realizar-se na Faculdade das Belas Artes da Universidade de Lisboa desde o passado dia 27 de Outubro e que se vai prolongar até 25 de Novembro. O tema da sessão de hoje é A arte como denúncia / intervenção / resistência social.


Na sequência dos ciclos anuais de conferências realizados na FBAUL, nos últimos quatro anos, a Secção de Ciências da Arte e Património - Francisco de Holanda do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes desta Faculdade, tomou a decisão de realizar em Outubro e Novembro de 2010 um ciclo de conferências subordinado ao tema “Arte e Sociedade”. Neste sentido foram lançados convites a professores, investigadores e especialistas de várias áreas do saber, da arte e da cultura com vista a uma abordagem multidisciplinar sobre o entrosamento da arte com a sociedade, numa transversalidade cronológica e das linguagens artísticas. Também pela primeira vez foi feita uma chamada pública à submissão de propostas a investigadores que pretendessem apresentar resultados de investigação relativos ao tema. O resultado foi um equilíbrio harmonioso de intervenções de professores da FBAUL, investigadores e doutorandos do CIEBA, artistas, professores e investigadores de outras Universidades nacionais e estrangeiras


A reflexão colectiva sobre a relação que a arte tem mantido com a sociedade deverá assumir, naturalmente, variadas perspectivas, interpretações e pontos de vista. São muitas as questões que esta relação impõe e naturalmente seriam muitas as linhas de orientação que poderiam ser propostas: Existe um compromisso social inerente às práticas artísticas? Por que formas a arte expressa a sociedade que lhe é coetânea? A arte reflecte a sociedade, ou, ela própria, é instigadora de sociedade? Que vínculos se têm estabelecido? Que diálogos? De que forma as esferas de poder têm influenciado o decurso da arte? De que forma a arte encontra um enquadramento social? Que relacionamentos se têm estabelecido entre a arte e a sociedade civil? Enfim, que tipo de relações a arte mantém com o social e o social mantém com a arte?

A organização do ciclo de conferências terá dois objectivos centrais: a transversalidade histórica e a criação de problemáticas que organizem os conteúdos da reflexão a partir de linhas condutoras, suficientemente abrangentes para aí integrar a reflexão em torno das questões centrais que o tema do ciclo propõe. Assim, foram encontrados quatro sub-temas que devem ser tidos em conta: A condição social da e na arte; A arte como denúncia/intervenção/resistência social; A arte como confluência e divergência de realidades culturais e transculturalidade e A arte como participação.


Programa das sessões ainda a realizar:
10 Novembro
A arte como denúncia / intervenção / resistência social
Com: Miguel Real, José Teixeira, Jorge dos Reis

17 Novembro
A arte como confluência e divergência de realidades culturais e transculturais
Com: Manuel Calado, Leonor Veiga, Catarina Mourão

25 Novembro
A arte como participação
Com: Marta Traquino, João Peneda, Vitor dos Reis


INTERVENÇÔES E TEMAS

10 de Novembro

Romance e Sociedade no Portugal actual às 14:30 pelo Miguel Real (Escritor)
O Neo-Realismo e a utopia de uma “arte útil” ou “novo humanismo” às 14:50 David Santos (Museu do Neo-Realismo)
Monumentalidade, electrodomésticos e contra-cultura às 15:10 por José Teixeira (FBAUL)
Design: Identidade e resistência às 15:30 por Aurelindo Jaime Ceia (FBAUL)
A textualidade tipográfica enquanto artefacto privilegiado da “popular culture” e dispositivo de imersão social o uso do stencil na obra de Robert Indiana, Christopher Wool e Glenn Ligon às 15:30 por Aurelindo Jaime Ceia (FBAUL)
Plataforma de arte urbana, prenúncio de uma mudança em Lisboa às 16:50 por Pedro Soares Neves (Projecto CRONO
Graffiti, guetos e dermotecnocracias às 17:10 por Hugo Ferrão (FBAUL)




17 de Novembro

Arte rupestre e megalitismo: um estudo de etnoarqueologia na Amazónia Brasileira
Espelho de nós: A arte e arqueologia juntas na construção do conhecimento colectivo da pré-história aos dias actuais
A Visão Pré-Rafaelita: Uma Utopia Transcultural
Ashley Bickerton: uma outra Ásia
O Outro de Si manifestações do “outro” no Modernismo Português
Cartografias de lo Global: Memorias Y Lugares
Caminhamos no telhado do inferno e olhamos as flores

25 de Novembro

Ver em baixo a olhar para cima
Para Uma Visão Integrada da Arte do Lugar: “Percursos de Sal” e “Interacções Artísticas em Cacela Velha”
Paradigmas da sustentabilidade
O ecrã barroco: máquinas ópticas, máquinas celestiais e a moderna cultura visual
ARTocracy. Art, informal spaces, social consequence
Intervir, desenvolver e comunicar. Uma proposta de tipologias de Design para a sustentabilidade
Lecciones de historia. Walter Benjamin, productivista



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