24.2.10

III Seminário para o Associativismo: Associativismo e Democracia Participativa - em Águeda ( dia 27 de Fevereiro)



A Câmara Municipal de Águeda com a d'Orfeu Associação Cultural e mais associações do concelho, promove no dia 27 de Fevereiro, Sábado, o III Seminário para o Associativismo, subordinado ao tema Associativismo e Democracia Participativa.

Tendo em conta o grande êxito alcançado nas edições de 2008 e 2009, a Câmara Municipal de Águeda e a d’Orfeu Associação Cultural irão realizar o III Seminário para o Associativismo: Associativismo e Democracia Participativa.

Este ano o seminário tem um formato diferente e debruça-se sobre os desafios e as potencialidades criadas pelos pontos de contacto entre Associativismo e Democracia Participativa, tendo como objectivos muito claros: promover a re¬flexão conjunta sobre princípios-chave para o exercício da cidadania; promover a reflexão sobre a requalificação da Democracia Representativa; criar movimento social no sentido da consciencialização; promover a defesa da sustentabilidade económica do associativismo, enquanto condição necessária ao funcionamento da democracia como um todo; implicar as associações nos domínios de acção; promover o associativismo como espaço de cidadania e forma organizada da democracia participativa.

O seminário conta com Rui D’Espiney (Instituto das Comunidades Educativas) e Miguel Torres (ACERT) como oradores.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até às 17:00 de 24 de Fevereiro, devendo para o efeito contactar a Câmara Municipal de Águeda através do telefone 234 610 070 (ext. 236 ou 220), através do endereço de correio-e paula.loureiro@cm-agueda.pt ou enviando a sua inscrição para Câmara Municipal de Águeda - Praça do Município - Águeda, 3754-500 ÁGUEDA, com os seguintes dados: nome; profissão; instituição/serviço; telefone/telemóvel; correio-electrónico. As inscrições são limitadas, dando-se prioridade às Associações Culturais, Recreativas, Desportivas, e Sociais do Concelho de Águeda.

PROGRAMA
10:00 – 13:00 O que se entende por democracia participativa? O que faz dela um projecto e uma prática política reivindicativa?
14:30 – 19:00 O que é o Associativismo Cidadão? Quando é que este é uma componente da democracia participativa? Como podem as associações aprofundar o exercício da cidadania?

FICHA DE INSCRIÇÃO (Participação gratuita) Organização Câmara Municipal Águeda & d’Orfeu Associação Cultural Apoios Instituto das Comunidades Educativas, ACERT, Biblioteca Municipal Manuel Alegre

Inscrições limitadas (dando-se prioridade às Associações Culturais, Recreativas, Desportivas, e Sociais do Concelho de Águeda) Para conhecer outras iniciativas promovidas pelo movimento do associativismo consultar sítio-electrónico http://movimentodoassociativismo.blogspot.com/

Nome: ________________________________________________________
Profissão: _____________________________________________________
Instituição/Serviço: ____________________________________________
Telefone/Telemóvel: _________________________________________
Correio-electrónico: ___________________________________________

CONTACTOS & INSCRIÇÕES Paula Loureiro - Câmara Municipal de Águeda Tlf. 234 610 070 (ext. 236 ou 220)
paula.loureiro@cm-agueda.pt Praça do Município - Águeda, 3754-500 ÁGUEDA