24.2.10

2º Workshop de Investigação As Cidades ( 24 e 25 de Fev.) no âmbito do Projecto Próximo Futuro




http://www.proximofuturo.blogspot.com/

http://pascal.iseg.utl.pt/~socius/home.html



2º Workshop de Investigação Próximo Futuro
As Cidades
Fundação Calouste Gulbenkian
24 a 25 de Fevereiro

Mais, ou tanto quanto os países, as cidades são hoje os centros da vida contemporânea; nelas se concentram as actividades económicas, culturais, financeiras; é para elas que se pensam os sistemas de vigilância e as formas de integração de minorias e dos migrantes. As cidades são palcos dos maiores protagonismos políticos e das experiências artísticas e sociais. As cidades são dinâmicas quando são contemporâneas e por isso são um work-in-progress com as suas obras públicas, os aeroportos em expansão, os cais e as estações de caminho de ferro refeitos como mini-cidades. Sobre as cidades se especula se devem orientar-se de uma forma policêntrica ou monocêntrica. Que tipos de redes podem e devem constituir para que o fluxo de informação e de mercadorias possa circular melhor. Cidades erguem-se dentro de cidades. As Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur albergam, nos seus 450 metros de altura, 60.000 pessoas, e a Ecopolis em Tóquio vai albergar 100.000 nos seus 1.000 metros de altura. Os arquitectos competem na criação de obras que possam constituir ícones que identifiquem e diferenciem estes aglomerados populacionais. Há cidades que para os viajantes são mais intelectualmente que outras, mas a vida actual centra-se toda ela nas cidades. Que desejamos para as cidades num Próximo Futuro?


24 de fevereiro
Entrada reservada aos Centros participantes e aos seus investigadores
Horário / sala 2
09:30/13:00 – 14:30/16:00

25 de fevereiro
Entrada livre
Horário / auditório 3
09:30/13:00 – 14:30/17:30


Centros participantes
Centro de Estudos Geográficos (UL); Socius (ISEG); CIES (ISCTE); Dinâmia (ISCTE); CESOP (UCP); Centro de Estudos Anglísticos (UL); Centro de Estudos Comunicação e Cultura (UCP); Centro de Estudos Humanísticos (UM); Centro de Estudos Comparatistas (UL); Inst. Estudos de Literatura Tradicional (UNL); CIAUD (UTL); CRIA (UNL, ISCTE, UC, UM); Centro de Investigação em Artes e Comunicação (UAlg); Centro Estudos Africanos (UP); Centro de Estudos Comunicação e Sociedade (UM); Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais (UM/Ue); Instituto de Ciências Sociais.

Participantes internacionais
Artur Antelo (Universidade Federal de Santa Catarina) Nelson Brissac (Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo) Xavier Vilalta (XV Studio, Barcelona)