24.2.10

Contos de Lua Cheia (26 de Fevereiro, em Évora)




Contos de Lua Cheia
no dia 26, sexta-feira, às 18h00 na Biblioteca Pública de Évora e às 22h00 no Intensidez Bibliocafé
Entrada Livre

Os "Contos de Lua Cheia" são um projecto para a divulgação do acto de contar estórias. Actividade ancestral e bastante enraizada na nossa cultura, as estórias encontraram um novo fôlego e uma nova pertinência nos nossos dias, seja na aproximação dos indivíduos num acto lúdico (e não só), hoje em dia tão afastados pelas relações mediatizadas, seja no incentivo à leitura das camadas mais novas, renovando a relação com os livros e com a ficção.


O projecto iniciou-se em Setembro de 2004 e propõem que todas as noites de lua cheia, sejam noites para ouvir e contar estórias. Contadores de Portugal, Colômbia, México, São Tome e Príncipe, Espanha, França, deslocam-se a Évora: uma vez por mês um contador diferente, um repertório diferente, uma forma particular de contar histórias. O contador conta para pais e filhos ao fim da tarde na BPE e à noite anima o serão dos graúdos na Sociedade Harmonia Eborense.

A Trimagisto nasceu em 2001 em Évora. No seu surgimento está a vontade de desenvolver projectos teatrais de contornos experimentais. Nesse sentido, a Trimagisto entrega-se a um trabalho continuado sobre o trabalho do actor e sobre textos de Fernando Pessoa, Anton Tchekov, Bernard-Marie Koltès, passando pelos universo dos contos tradicionais.
Em 2002, Nuno Coelho e Luís Correia Carmelo começam a trabalhar como contadores de histórias. Vão às Palavras Andarilhas em Beja, às Jornadas do Conto em Braga, ao Cuenta Contos em Salamanca: é o início de um percurso.Em Évora começam a organizar os Contos de Lua Cheia e o Encontro Internacional de Narração Oral.
Dois anos mais tarde, entram em contacto com Eric Tarak Hammam e conhecem o seu trabalho com os racontetapis, os tapetes que contam histórias. Desse encontro surge o projecto dos conTApetes que têm início em 2005 nas Palavras Andarilhas e no Centro de Animação e Pedagogia do Centro Cultural de Belém.
Hoje a Trimagisto dedica-se à narração oral e à mediação da leitura através de uma actividade continuada na área da programação, da criação e da investigação.