23.9.09

Trabalhadores das alfândegas começam hoje uma greve de três dias



Os trabalhadores das alfândegas iniciam hoje uma greve de três dias para a qual a Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública espera uma adesão quase total que vai afectar a actividade de supervisão e controlo de mercadorias.

O sindicato dos trabalhadores da Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) decidiram marcar greve para os dias 23,24 e 25 de Setembro em protesto contra a proposta do Governo de regulamentação das carreiras.

O dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública, Paulo Taborda, prevê que a greve tenha uma “adesão total ou próxima disso”, afectando “toda a importação e exportação de matérias-primas, controlo de bagagens e de mercadorias”.

Os serviços mais afectados pela greve, segundo Paulo Taborda, serão os terminais de mercadorias, como as gares marítimas, onde as importações e exportações de mercadorias são sujeitas a medidas de controlo, e os aeroportos, onde se esperam também alguns constrangimentos no controle de mercadorias.

Apesar da greve, os trabalhadores das alfândegas vão cumprir serviços mínimos nos serviços com funcionamento permanente relativos ao controlo e inspecção de mercadorias perecíveis, medicamentos e animais vivos.
Fonte: jornal Público