22.8.09

O Jardim Nómada (Le Jardin Nomade) em Portugal


A Horta ou Jardim Nómada é uma caravana-jardineira que percorreu o trajecto entre Brest (na França), de onde partiu no passado dia 1 de Julho, até chegar a Setúbal, no próximo dia 1 de Setembro. Trata-se, no fundo, de um projecto que tem por objectivo partilhar experiências e trocar ideias sobre as hortas, ao mesmo tempo que pretende testemunhar a dinâmica e as potencialidades das “hortas partilhadas” na actualidade.
O «Jardim Nómada», composto por 5 membros, contactou com as hortas partilhadas que foi encontrando ao longo da rota seguida, desde França passando por Espanha até Portugal, realizando cerca de 20 etapas em 60 dias. No final, uma horta será construída com os habitantes locais com a terra vinda das hortas da cidade de Brest (França) e de plantas colhidas nas diversas hortas de França.


O que é uma horta partilhada ?
Uma horta partilhada é uma horta dinamizada por uma associação que propõe actividades de horticultura destinadas a sensibilizar as pessoas para a defesa do ambiente e educação para a cidadania. Pretende também criar laços entre os habitantes do local e facilitar a inserção de outros. Serve ainda para valorizar os recursos locais e é gerida colectivamente. Situa-se em geral em terreno cedido pela Câmara municipal ou por outras entidades (hospitais, Caminhos de ferro…)



A caravana Jardim Nómada começou por estar em Ponte de Lima no dia 9 de Agosto ( ver
aqui) no Festival Internacional dos Jardins que ali se realiza anualmente e que decorre durante estes meses de Verão.

Passou depois pelo Porto ( ver aqui) onde contactou o Projecto da Horta da Formiga

Seguiu para Coimbra onde visitou as Hortas do Ingote e o jardim vinculado à Escola Agrícola, as Hortas do Bispo