10.6.09

5º Encontro Nacional de Gaiteiros realiza-se no Pinhal Novo (Palmela) a 13 de Junho



O V Encontro Nacional de Gaiteiros (ENG) realiza-se no próximo dia 13 de Junho no Pinhal Novo (Palmela). Trata-se de um evento aguardado por grupos de gaiteiros de todo o país, numa organização da Associação Gaita-de-Foles e da Associação de Festas Populares de Pinhal Novo.

Este ano, o evento acolhe grupos provenientes da Estremadura, Douro Litoral, Minho e Trás-os-Montes, juntando tocadores de transmissão oral e uma nova geração de gaiteiros urbanos interessados na revitalização da gaita-de-fole em Portugal.

Dois mundos que assim se juntam para um dia de convívio, partilha e o que melhor sabem fazer: tocar Gaita-de-Fole. Arruadas, Espectáculos de Palco e uma Exposição de Gaitas (em exibição a partir de 9 de Junho) preenchem a programação do V ENG.

A recepção aos grupos tem início às 12:00 horas, seguida de um almoço de confraternização e Arruada de todos os grupos pelas ruas de Pinhal Novo. A partir das 20:30h, é a vez do espectáculo de palco com os grupos convidados, em Homenagem ao Gaiteiro de Sesimbra.

A Exposição "Um Mundo de Gaitas", da Associação Gaita-de-Foles, decorre entre 9 e 14 de Junho, no Auditório da Biblioteca Municipal de Pinhal

http://www.gaitadefoles.net/