9.6.09

Casal de professores atravessa a América Latina com uma Biblioteca Móvel Infantil e promove a leitura junto das populações mais carenciadas


Martina e Juan Martin Etcheverry Mondini, dois argentinos, partiram dia 8 de Abril de 2009 de Buenos Aires (Argentina) numa carrinha Kombi (Volkswagen ) transformada em biblioteca móvel infantil com o propósito de atravessar o continente sul-americano.

O casal de professores, com 30 anos, largaram do Obelisco, no centro da capital argentina e levam consigo um milhar de livros infantis para realizarem sessões de leitura «em todos os cantos do continente, em escolas, centros culturais e até cantinas».

Possuem um sitio na internet onde relatam com regularidade as suas aventuras:
A viagem inclui um trajecto de 21 países da região a bordo de uma Combi, de 1982, que teve de ser reconfigurada para empreender esta aventura que vai exigir mais de dois anos, conforme o calculado pelos protagonistas.De Buenos Aires, o plano é ir ao Uruguai, Brasil, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, Belize e México, antes de embarcar a van e voltar para a Colômbia para visitar mais tarde o Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile e finalizar na Argentina novamente.


A pequena van deste casal de professores foi preparado para a ocasião, com dois sofás que se transformam numa cama, um pequeno forno e um duplo tecto que pode armazenar livros, camisetas e até mesmo uma grande tenda.«O objectivo da viagem é o de unir e redescobrir a América Latina e o seus povos através de sessões de leitura em várias escolas ‘perdidas’ que encontraremos pelo caminho», diz John Martin Mondini, que deixou o trabalho como professor de literatura para embarcar nesta proeza, com a sua noiva«Sempre sonhamos em fazer algo que realmente nos realize como pessoas e paralelamente contribua em alguma coisa para os outros. Queremos levar às crianças e adolescentes a nossa extensa literatura argentina e compartilhar experiências de nossa viagem», diz Martin Etcheverry .


Para financiar o projecto, o casal criou uma linha de t-shirts com motivos aludindo ao projecto que vendem desde há uns meses em festivais, feiras e lojas para recolher fundos para a viagem.«Temos vendido bastantes, mas continuaremos a vender ao longo do percurso em várias feiras», esclarece Martina, que também faz cria peças de artesanato, colares, pulseiras, anéis e velas de diversas cores e tamanhos.«O pior medo é não ter sonhos. Este é o nosso sonho, mas também de todos. Redescobrir a América Latina e unir realidades através da literatura e da leitura», afirma Mondini a idear sobre a sua aventura.


Fontes (texto e fotos):
http://bibliotecas-.blogspot.com/