11.1.09

Mulheres em cena na cibercultura: a escrita dos blogs e as reconfigurações das (inter)subjectividades( seminário no CES, dia 13 de Jan. às 17h.30)

Seminário do Núcleo de Estudos Culturais Comparados no CES ( Centro dos Estudos Sociais) em Coimbra:

Mulheres em cena na cibercultura: a escrita dos blogs e as reconfigurações das (inter)subjectividades

Por Marilda Ionta

13 de Janeiro de 2009, 17:30, Sala de Seminários do CES

Apresentação
Este seminário busca problematizar e traçar alguns eixos de reflexão sobre a amizade e a subjetividade na atualidade a partir de um espaço interativo e um tipo peculiar de escritura que emerge com a expansão da cultura digital – os weblogs. Essa modalidade de comunicação das chamadas "sociedade de controle" tem ocasionado mudanças nas experiências de amizade e na noção de interioridade, privacidade e intimidade. Entretanto, as relações intersubjetivas mediadas pelas novas tecnologias parecem não alterar a política de amizade da modernidade centradas na igualdade, semelhança e proximidade. Essa política foi denunciada pelos filósofos da diferença como portadora do germe que suprime a alteridade, o conflito e as multiplicidades em benefício do consenso e da fusão inoculando reações identitárias xenófobas.

Nota biográfica
Marilda Inota é professora de História da Universidade Federal de Viçosa. Membro do núcleo de Estudo de Género da UFV e do grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas em Género, Sexualidade e Subjectividade na Antiguidade e na Pós-Modernidade