11.1.09

A construção do género e as ciências sociais (comunicação de Maria do Mar Pereira no CES, em Coimbra, dia 14 de Jan. às 17h.)

14 de Janeiro de 2009, 17:00, Sala de Seminários do CES (Centro de Estudos Sociais) em Coimbra

Estudando género, fazendo género: as ciências sociais e a construção do género enquanto objecto de investigação e fenómeno social

Resumo:
Nesta comunicação partirei das observações de uma etnografia com jovens numa escola em Lisboa para formular um conjunto de questões sobre a conceptualização do género nas ciências sociais em Portugal. De que formas, e com base em que pressupostos, construímos o género como objecto de estudo? Como é que esses pressupostos modelam as nossas observações e conclusões?
Argumentarei que os diferentes recursos teóricos, analíticos e metodológicos que usamos para pensar o género não são instrumentos neutros – são narrativas com características específicas que constroem o género de forma particular, não só enquanto objecto mas também como fenómeno social. Salientarei a necessidade de assumir uma postura reflexiva face aos modos como nas ciências sociais se “faz” género, de forma a evitar que a nossa investigação reforce e legitime inadvertidamente os dualismos, essencialismos e determinismos que deve ser seu objectivo problematizar.

Nota biográfica: Maria do Mar Pereira está a preparar um doutoramento no Gender Institute da London School of Economics (LSE), com uma tese sobre a institucionalização dos Estudos sobre as Mulheres, Estudos de Género, Estudos Feministas em Portugal. É licenciada em Sociologia pelo ISCTE. Tem realizado investigação sobre a negociação do género entre jovens, narrativas sobre masculinidade e paternidade, e representações de género nos média, e produziu várias publicações e comunicações sobre estes temas. É docente no curso "Practising Interdisciplinarity in European Gender Studies", uma parceria de seis universidades europeias, e mantém uma participação activa em movimentos feministas a nível local e internacional