18.1.09

Greve nacional dos professores (19 de Janeiro):suspensão imediata do actual modelo de avaliação e por uma revisão do estatuto da carreira docente.

Dia 19 de Janeiro os professores voltam à Greve que voltará a ser uma grande Greve Nacional, à semelhança do que já aconteceu no passado mês de Dezembro.

Em causa estará, para além da exigência de suspensão do actual modelo de avaliação e do protesto pelo clima de intimidação e ameaça instaurado pelo ME, a exigência de uma revisão do Estatuto da Carreira Docente que permite a aprovação de um novo ECD que dignifique e valorize a profissão docente.
Uma revisão que elimine a divisão da carreira em categorias; que estabeleça um modelo de avaliação pedagogicamente construído e garanta a abolição das quotas; que valorize a componente lectiva dos docentes, expurgando do seu horário os cada vez maiores tempos destinados a tarefas burocráticas; que elimine todos os mecanismos criados para afastar, da profissão, docentes que são necessários às escolas, designadamente através de uma espúria prova de ingresso.

São essas exigências que, no próprio dia 19 de Janeiro, serão entregues ao Governo. Nesse sentido, pelas 15 horas de dia 19, em Lisboa, a Plataforma Sindical dos Professores entregará no Ministério da Educação um abaixo-assinado contendo estas exigências.
Simultaneamente, nas restantes capitais de distrito, também a Plataforma Sindical dos Professores, em reuniões solicitadas aos senhores Governadores Civis, fará a entrega do texto do abaixo-assinado e dará conta das suas preocupações sobre o actual momento que se vive na Educação.

A Plataforma Sindical dos Professores14/01/2009

É nas escolas que a luta se vence


Por todo o país será feita a entrega de um texto igual ao que foi subscrito pelos docentes, através das estrutras distritais da Plataforma, em todos os Governos Civis.

NA REGIÃO CENTRO, ESSA ENTREGA SERÁ FEITA NOS SEGUINTE HORÁRIOS

AVEIRO - 15H00
COIMBRA - 15H00
CASTELO BRANCO - 17H00
GUARDA - 15H00 (cordão humano, às 9H30, EB 2,3 S. Miguel)
LEIRIA - 15H00
VISEU - 11H00 (concentração no Rossio)


Região Norte:

Porto (10h30),
Vila Real,
Braga
Bragança (15h),
Viana do Castelo (16h30)
O mesmo acontecerá em Lisboa, Setúbal e nas capitais de distrito da região Sul