23.11.08

«Do Espaço e Tempo ao Espaço-Tempo, 100 anos depois de Minkowski» - palestras na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (26 de Nov.)

O Centro de Matemática da Universidade do Porto, o Centro de Física do Porto, a Delegação Norte da Sociedade Portuguesa de Física e a Delegação Norte da Sociedade Portuguesa de Matemática organizam um ciclo de palestras, que terá lugar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, na quarta-feira 26 de Novembro de 2008 . Este ciclo terá duas partes — uma, a realizar durante a manhã, essencialmente dedicada a estudantes de ensino secundário e outra, a decorrer na parte de tarde desse dia, destinada a estudantes de ensino superior e professores interessados de qualquer grau de ensino.

Os professores interessados em inscrever as respectivas turmas deverão preencher o seguinte
boletim de inscrição

A 21 de Setembro de 1908 decorria em Colónia o 80º encontro da Associação Alemã de Cientistas e Médicos. Uma das conferências anunciadas para esse dia era de Hermann Minkowski, professor há vários anos no departamento de Matemática da Universidade de Göttingen. Pouco havia na sua carreira, que levasse a esperar que a palestra atraísse grande interesse por parte de não matemáticos, pois os seus trabalhos científicos eram quase todos da área da Teoria dos Números. O seu único artigo original ligado às ciências experimentais era sobre Física teórica e tinha sido publicado meses antes numa revista da sua Universidade. A palestra tinha no entanto um título intrigante e apelativo: Espaço e Tempo.



A palestra abriu com palavras que se tornaram famosas:

«Cavalheiros! Os conceitos de espaço e tempo que gostaria de desenvolver perante vós erguem-se do solo da Física experimental. Aí reside a sua força. As suas tendências são radicais. Doravante, o espaço só por si e o tempo só por si irão mergulhar totalmente na sombra e somente uma espécie de união entre os dois continuará a ser real.»

Minkowski acabara de anunciar o nascimento do espaço-tempo.

A história do conceito de espaço-tempo, fortemente ligada à história da Teoria da Relatividade, é fascinante, tal como o é o relacionamento entre Minkowski e o seu aluno Albert Einstein.



Programa:

10:00 Jorge Buescu - Poincaré, Einstein e a paternidade da Relatividade

11:10 Carlos Fiolhais - O problema do espaço-tempo e a recepção de Einstein e Minkowski em Portugal

14:00 José Carlos Santos - Minkowski, Geometria e Relatividade

14:50 Pedro Vieira - Paradoxos em Relatividade

15:40 Pausa

15:50 Carlos Herdeiro - Deformando o Espaço-Tempo de Minkowski

16:40 Orfeu Bertolami - A fórmula mística de Minkowski e o mistério do tempo

17:30 Pausa para café

17:45 Debate