23.11.08

Acaba hoje a semana de Jazz da Universidade do Porto para fins didácticos e de divulgação

Na sequência do enorme sucesso da 1ª. edição de "O Jazz visto por dentro" , a U.Porto está a organizar mais uma série de concertos de Jazz que estão a decorrer no Teatro do Campo Alegre e no e-learning Café do Pólo da Asprela desde os dias 20 até hoje, 23 de Novembro


20 de Novembro - CONCERTO JAZZ no E-learning Café - 21h30
Entrada livre
Neste concerto foram apresentadas composições de dois artistas inovadores e essenciais na história do jazz: John Coltrane e Charlie Parker. Ambos desenvolveram técnicas inéditas no jazz, deixaram uma herança de composições e um vocabulário musical pessoal primordiais para o jazz dos nossos dias.
No final do concerto pretendeu-se criar um diálogo dinâmico entre os músicos e o público sobre o estado do jazz em Portugal e reflectir sobre o que é, e como é, ser músico em Portugal.

MÚSICOS:
Virxili Aguin - GUITARR A
Fernando Bouzon - SA XOFONE
João Cação - CONTR ABAIXO
Michael Lauren - BATERIA
MICHAEL LAUREN_ Coordenador do Curso de Jazz da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) irá liderar esta sessão em palco constituída por estudantes da ESMAE.

21 de Novembro - concerto dos BANSURICOLLECTIF - no E-learning Café - 21h30
Entrada livre
O BansuriCollectif foi formado no início de 2007 pelo contrabaixista Rui Salgado.
Depois de preparar o repertório para apresentar em clubes de jazz de Antuérpia e Bruxelas, o grupo preparou uma tournée em Portugal com o objectivo de, por um lado, dar a conhecer a sua música ao público português e, por outro, apresentar oficialmente o concerto como Recital Final na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto, onde Rui Salgado terminou os seus estudos em Contrabaixo - Jazz.
Em Maio de 2008 o BansuriCollectif ganha o conhecido concurso de jazz JAZZ MARATHON, tendo actuado na Grand Place de Bruxelas ao lado de Magic Malik, Nelson Veras, Peter Hertmans e da Bruxelas Jazz Orchestra. Como consequência deste prémio, o grupo foi convidado a actuar nos dois mais importantes clubes de jazz de Bruxelas: Sounds e Jazz Station. O grupo vai gravar o seu primeiro álbum no início de 2009.
www.myspace.com/bansuricollectif


22 E 23 DE NOVEMBRO no Teatro do Campo Alegre

O JAZZ, desde as suas origens no RAGTIME e no BLUES até ao estilo de fusão JAZZ-ROCK ELÉCTRICO do final dos anos 60, tem sido uma forma de arte evolutiva. Cada período estilístico contou com músicos inovadores e compositores criativos que transformaram a expressão musical. Novas técnicas instrumentais e sistemas de composição e de arranjo foram constantemente desenvolvidos de forma a dar resposta à necessidade de se ouvir algo fresco, exigente e vital. Contudo, é importante recordar que estes estilos musicais também fazem parte de uma continuidade e que muitas vezes só mais tarde é que existe a percepção do que mudou.
O jazz é a história de artistas criativos empenhados em conceber algo original, seja por resposta aos acontecimentos políticos e sociais da época, seja simplesmente por opção estética. O jazz não se desenvolveu no vazio, e não existe uma só linha evolutiva. Os músicos influenciaram-se mutuamente e muitos percursos estilísticos sobrepuseram-se e coexistiram.
Esta conferência musical multimédia dividir-se-á em duas partes, apresentando uma perspectiva cronológica da evolução do jazz americano e colocando em destaque os músicos inovadores de cada período. E como pode ser o jazz definido? "O Grove Dictionary of Jazz" afirma: "Uma música criada fundamentalmente pelos negros americanos nos inícios do séc. XX através de uma amálgama de elementos retirados da música europeia-americana e da música tribal africana". É um bom ponto de partida. (Michael Lauren)

22 de Novembro - CONCERTO JAZZ no Teatro Campo Alegre - 18h
PROGRAMA:

RAGTIME
SCOTT JOPLIN - Maple Leaf Rag
NEW ORLEANS - THE BRASS BAND
TRADITIONAL - Free As A Bird
Just a Closer Walk With Thee
CHICAGO - DIXIELAND
LOUIS ARMSTRONG - Royal Garden Blues,
West End Blues
STRIDE PIANO
JAMES P JOHNSON - You've Got To Be Modernistic
SWING AND THE RISE OF THE "BIG BAND"
FLETCHER HENDERSON - Christopher Columbus
DUKE ELLINGTON - Mood Indigo,
Rockin 'n Rhythm
COUNT BASIE - Jumpin' at the Woodside
GLENN MILLER - Moonlight Serenade
TRANSITION TO BOP
COLEMAN HAWKINS - Body and Soul
BEBOP
CHARLIE PARKER - Moose The Mooche

23 de Novembro - CONCERTO JAZZ no Teatro Campo Alegre - 18h
PROGRAMA:
BEBOP
CHARLIE PARKER - Moose The Mooche
DIZZIE GILLESPIE - Night In Tunisia
THELONIOUS MONK - Ruby My Dear
RHYTHM AND BLUES
LOUIS JORDAN - Let The Good Times Roll
COOL
MILES DAVIS - Boplicity
HARD BOP
HORACE SILVER - Sister Sadie
TRANSITION TO FREE JAZZ
ORNETTE COLEMAN - Lonely Woman
POST BOP
CHARLES MINGUS - Goodbye Pork Pie Hat
JOHN COLTRANE - Resolution
FUNKY JAZZ
LEE MORGAN - Sidewinder
AVANTE GARDE - FREE JAZZ
White paper
MODERNISM
WAYNE SHORTER - Go
ELECTRIC JAZZ
MILES DAVIS – Stuff