8.7.08

Em busca da Revolução Perdida - coreografia radiofónica em Lisboa com a participação do povo (R.Augusta, 18h no dia 9)



Em busca da Revolução Perdida - 9 Julho - 18h
Uma coreografia radiofónica no centro da cidade de Lisboa


A Antena 2 e o Teatro LIGNA apresentam “À Procura da Revolução Perdida”

9 de Julho, às 18h00 na Rua Augusta (à esquina da R. de Santa Justa)



Na manhã do dia 25 de Abril de 1974, as rádios informavam os ouvintes para não saírem à rua, apelavam à calma, e que esperassem que os militares concluíssem a sua coperação. Mas os ouvintes não obedeceram ao apelo: Saíram de casa e participaram numa revolução. Um sonho estranho tornou-se realidade, um sonho que muita gente sonhou ao mesmo tempo com os olhos bem abertos: num dia o reino da ditadura caiu.

Por um breve momento histórico, o poder apareceu para permanecer na rua. Talvez este sonho se tenha tornado realidade apenas como muita gente o desejava, como um sonho colectivo, realizando o acto político mais radical: acordando e exigindo fazer justiça pelas suas próprias mãos, interrompendo a normalidade da vida quotidiana , constatando que subitamente um oceano de imprevisibilidades se lhes depara pela frente.

Actualmente as ruas do centro de Lisboa servem de palco para sonhos colectivos completamente diferentes: os turistas encontram aqui a beleza, que as cidades de onde vêm perderam, os comerciantes procuram agradar-lhes, satisfazer-lhes os desejos, e os polícias controlam para que tudo permaneça como está. As ruas tornam-se um lugar para a apropriação dispersa privada de acomodações sem outra qualquer possibilidade.

A revolução é História: A memória de uma bela e incontornável situação está lentamente a desvanecer-se. Mas o que acontecerá, se assim não continuar? Pode a revolução ser lembrada numa outra situação incontrolável?


No dia 9 de Julho de 2008, às seis da tarde, a rádio fará o contrário do que fez no dia 25 de Abril de 1974:

Pedirá aos ouvintes que venham para a rua e se apropriem dela durante algum tempo.


A Antena 2 convida os ouvintes a traçar a revolução na Rua Augusta pela rádio. Os ouvintes na rua constituem uma nova espécie de colectivo: dispersos como os consumidores, mas no entanto ligados pela rádio, que lhes propõe gestos, movimentos e acções.

Um estranho colectivo: à primeira vista invisível ? mas ao mesmo tempo capaz de agir de modo diferente das outras pessoas. Mesmo parar, o gesto mais comum numa rua ? realizado pelo colectivo temporal dos ouvintes de rádio, mudará a situação na rua, configurando um novo sonho colectivo de situações imprevisíveis.

Tudo o que é necessário para participar será um pequeno rádio portátil com auscultador, que será distribuído no ponto de encontro (esquina da Rua de Sta. Justa com a Rua Augusta) pelas 17h.


O Teatro LIGNA, sediado em Hamburgo (Alemanha,) é uma das apostas mais originais no âmbito da rádio interactiva a nível europeu.
Em Lisboa, o Teatro LIGNA associa-se à Antena 2 para apresentar uma narrativa em torno de episódios históricos representados ao vivo no centro de Lisboa.


O evento conta com a intervenção de centenas de participantes numa espécie de bailado colectivo e espontâneo no meio da Rua Augusta.

A iniciativa intitula-se “À Procura da Revolução Perdida” e evoca o 25 de Abril e a euforia revolucionária, mas também o furor consumista do nosso tempo, bem patente na principal artéria da baixa.

A narrativa a 4 vozes é conduzida por Carmen Dolores, uma das figuras mais respeitadas do teatro português.

O público é convidado a juntar-se a esta encenação.

A Antena 2 distribui a cada participante um aparelho de rádio portátil, uma máquina fotográfica, uma esteira, e um ramo de flores.
Através da rádio, os participantes recebem uma série de “instruções”.
De máquina fotográfica em punho, serão todos convidados a registar o evento.


O resto decorre da movimentação dos participantes, em colectivo, ao longo duma hora, pelas ruas do centro histórico lisboeta, “obedecendo” às indicações que escutam via rádio.

Esta espécie de coreografia, estreada o ano passado em Berlim, cria um notável impacto visual e auditivo no centro da cidade e na rádio.

A acção decorre no dia 9 de Julho de 2008, a partir das 18h00, com encontro marcado para as 17h00 (ou seja, uma hora antes do evento) na esquina da Rua Augusta com a Rua de Santa Justa.


“À Procura da Revolução Perdida” será transmitido na Antena 2 e ao mesmo tempo será filmado ao vivo em webcam, com imagens disponíveis em directo no site da RTP.
As fotos tiradas pelos participantes serão posteriormente disponibilizadas também no site da RTP.
Esta produção resulta duma parceria entre a Antena 2 e o Instituto Alemão com o apoio da Regojo.




LIGNA rádio ballet

The free radio group LIGNA exists since 1995. LIGNA consists of the media theorists and radio artists Ole Frahm, Michael Hüners, and Torsten Michaelsen, who since the early nineties have been working at the “Freies Sender Kombinat“ (FSK), a public non-profit radio station in Hamburg.


In several shows and performances they have been investigating the importance of dispersal in radio as well as of the radio. One of the main focuses is to refer to forgotten and remote possibilities of radio use in order to develop new forms of interactive practices (Mental Radio Show).

Another emphasis has been placed on the development of concepts and the production of performative audio plays (Labyrinthe und Interferenzen. Ein nächtlicher Gang durch eine sterbende Stadt), in order to find out how radio can intervene in public and controlled spaces, so that its public nature reappears in the form of uncontrollable situations (Radioballett: Übung in unnötigem Aufenthalt).
On the basis of these different models the borders of (left-wing) media theory, the “white cubed” art space, and political intervention are theoretically and practically examined.