25.6.08

Oficina de Clown com Juliette Prillard (no Teatro Oficina, em Guimarães, de 30/6 a 4/7)


30 de Junho a 04 de Julho – 10h00 às 16h00
Oficina de Clown
Com Juliette Prillard


Teatro Oficina
Espaço Oficina
Preço: € 100,00


O objectivo desta oficina é encontrar aquilo a que chamamos o estado do clown. O clown que não “joga” em cena e que utiliza 99 por cento da sua energia na tentativa de compreender “O que é que estou aqui a fazer?”. Tocaremos, assim, na questão fundamental do homem e da sua presença na terra. Como somos actores, tentaremos construir situações cómicas que serão escritas através do burlesco. O clown, o grotesco expõe o ridículo onde nos transformamos na besta humana, às vezes, com ternura, outras vezes, cheios de crueldade. Durante a oficina, os participantes deverão encontrar qualidade de escuta e de estado clownesco, mas também, uma capacidade de desenhar situações que fazem sentido. Mais do que um fim artístico, o clown é uma ferramenta essencial para o trabalho interpretativo do actor.

Juliette Prillard
Comediante, marionetista e encenadora, estudou no Conservatório de Arte Dramática de Toulouse e na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq. Desde 2000, trabalha na Fabrique des Arts d´à cotê, com direcção de Alain Blanchard tendo criado inúmeros espectáculos que circulam, regularmente, por França e Europa: Les fables bouffonnes; Clown amour et amnésie (clown); Rien que pour les filles (frou-frou e marionetas); La conférence (três) agitée (pantomima e improvisação); Les trois rêves de monsieur Scroodge (máscaras e marionetas); Faust ou la fiancée de l´enfer (marionetas). Em 2003 colabora com a Companhia Lilástico, em Os dias de Hoje de Jacinto Lucas Pires e com encenação de Marcos Barbosa, no Teatro Nacional S. João; cria as máscaras e as marionetas para La vie est belle pour les ressuscites, para o Théatre de la Jacquerie com direcção de Alain Mollot. Em 2004 participa em Petite rigolade avec la mort ou qui ne travaille pas, mangera quand même de Sylvie Bruhat, para a Companhia Carcara Producteur com direcção de Hélène Ninérola. Em 2005 colabora em Fatalitas ou les effroyables aventures de Cheri-Bibi de Jèrôme Soufflet com direcção de Fred Egginton para Les Ben´arts; Sob a direcção de Julie Beauvais do Colletifs dês Mondes Contraires participa em Le pupille et le tuteur de Peter Handke, em 2006. Em 2007 escreve e encena Albert et Jenny ou le cabaret de la névrose et de la déglingue.


Público-alvo Profissionais das artes do espectáculo
Local Espaço Oficina
Av. D. João IV, 1213, cave
4810-532 Guimarães
Nº limite de inscrições 15
Data limite de inscrições 26 de Junho

As inscrições serão aceites até ao dia 26 de Junho e poderão ser efectuadas no Centro Cultural Vila Flor ou no site através do preenchimento da ficha de inscrição disponível online.

O pagamento poderá ser efectuado no Centro Cultural Vila Flor ou através de cheque enviado por correio para a morada: Centro Cultural Vila Flor, Av. D. Afonso Henriques, 701, 4810-431 Guimarães, sempre até à data limite de inscrições. A inscrição só é considerada válida após efectuado o pagamento. Em caso de desistência, não será devolvida a importância paga no acto de inscrição.

Informações e Contactos
Centro Cultural Vila Flor
Av. D. Afonso Henriques, 701
4810-431 Guimarães
Telf. 253 424 700
geral@ccvf.pt



http://www.aoficina.pt/html/index.php