16.6.08

Lançamento do livro DOCUMENTIRA de Regina Guimarães e Saguenail no bar Maria Vai Com As Outras no dia 19 às 21h30


A Profedições e o Instituto de Sociologia da FLUP, Regina Guimarães e Saguenail vão lançar o livro DOCUMENTIRA no bar-loja MARIA VAI COM AS OUTRAS, Rua do Almada, nº 443 Porto, na quinta-feira 19 de Junho às 21h30.



Tomaremos um café ou um copo, falaremos da publicação e faremos uma derradeira sessão-surpresa do seminário sobre princípios e práticas do documentarismo A CONSTRUÇÃO DO REAL cuja transcrição acrescida de entrevistas a alguns realizadores convidados deu origem ao livro agora editado

http://maria-vai-com-as-outras.blogspot.com/



A CONSTRUÇÃO DO REAL
O ar do tempo - combustível que, com variável sofreguidão, todos inalamos - diz-nos que o documentário está na moda. Talvez não seja por acaso que essa relativa voga é contemporânea do sucesso dos reality shows e produtos televisivos afins. Nunca as histórias de vida e as cenas da vida real suscitaram tanto fascínio, a ponto de muitos pensadores serem seduzidos pela hipótese de teorizar o(s) novo(s) realismo(s) e de certos dramaturgos reivindicarem a etiqueta «teatro documental». Os festivais especializados nos docs enchem salas e aquilo que até há escassos anos parecia quase inconcebível (a saber: um documentário bater recordes de bilheteira, ou mesmo roçar o estatuto de filme-culto) tem vindo a acontecer com filmes como SER E TER, de Nicolas Philibert, OS RESPIGADORES E A RESPIGADORA, de Agnès Varda, ou ainda com as obras oscarizadas de Michael Moore.


Ora, o cinema dito documental é terreno de grandes controvérsias, a começar pela própria designação e definição do «género». Algumas delas assentam porventura em preconceitos que urge denunciar e desmontar, outras são seguramente decorrentes de diferenças notórias ao nível de todas as etapas da concepção, realização e acabamento dos filmes em causa.
Por iniciativa do Instituto de Sociologia da FLUP, o seminário aberto A CONSTRUÇÃO DO REAL tentou trazer esta discussão acesa para o coração da universidade.

www.profedicoes.pt/livraria/index.php?act=viewProd&productId=73