6.6.08

Caminhada no Trilho dos Currais em Terras do Bouro ( dia 7 de Junho)


O município de Terras de Bouro vai comemorar o Dia Mundial do Ambiente com a caminhada no trilho dos Currais, a realizar no próximo sábado (dia 7 de Junho), com partida e chegada ao Vidoeiro (Vila do Gerês).
O evento é organizado pela autarquia que coloca à disposição dos caminheiros um percurso pré-definido e circular que possibilitará a visita a vários currais dos Baldios do Vilar da Veiga: Curral da Espinheira, da Carvalha das Éguas, da Lomba e do Vidoeiro, revivendo as tradições comunitárias da vezeira em que é possível, ainda, encontrar o gado bovino, levado para a serra em 15 de Maio, bem como as cabanas ou casarotas para abrigo dos "vezeiros", tendo como palco a beleza das pastagens verdejantes, a flora autóctone e os miradouros sobre o vale do Cávado, nomedamente o da Pedra Bela que inspirou Miguel Torga a escrever o poema "Pátria", excelente atractivo para ocupação de uma manhã do fim-se-semana.


Com estas iniciativas o município pretende também reforçar a procura que os trilhos pedestres no concelho têm registado, proporcionar aos cidadãos a actividade física e de lazer em contacto com o património cultural e ambiental de Terras de Bouro e assinalar a efeméride. Em suma, trazer mais visitantes ao concelho, de modo especial ao Gerês, combatendo a sazonalidade e dar a conhecer os tesouros escondidos que o concelho de Terras de Bouro encerra.


As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas até ao início da actividade, embora seja aconselhável que os interessados façam a inscrição junto da Divisão Cultural do Município, pelo telefone 253/350010, nos postos de turismo ou através do e-mail, ddsc@cm-terrasdebouro.pt podendo, ainda colher informações em www.cm-terrasdebouro.pt onde constam o pormenores de todas as caminhadas.



O Trilho dos Currais, inserido na temática “tradições comunitárias”, percorre uma área de singular beleza natural da Serra do Gerês.


Percorre-se ao longo de três currais do Baldio de Vilar da Veiga: o Curral da Espinheira, o Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Lomba do Vidoeiro, constituindo um percurso de pequena rota (PR) cuja distância a percorrer é de 10 km, sendo o grau de dificuldade médio a elevado.
Inserido no âmbito Cultural e Paisagístico, o Trilho dos Currais proporciona um contacto directo com o espírito e tradições comunitárias locais, a partir da organização silvo-pastoril na forma de vezeira.


Esta prática comunitária, peculiar da Serra do Gerês, decorre de Maio a Setembro, sendo o gado bovino da comunidade encaminhado pelos caminhos carreteiros até à serra alta, onde se situam os currais.


Os vezeiros - proprietários do gado - acompanham durante dias ou semanas o gado, consoante o número de cabeças que possuem, transportando os utensílios para a alimentação e estadia nas cabanas dos currais.


A manutenção destas estruturas comunitárias é assegurada anualmente. Todos os anos, previamente à subida do gado para a serra, no dia dos cubais, os proprietários limpam os caminhos carreteiros, arranjam as cabanas e as fontes.


Trilho dos Currais ( características):

Extensão: 10 Km


Duração:4 Horas


Dificuldade:Médio a Elevado


Local: Serra do Gerês - PNPG


Parque de Campismo do Vidoeiro - Gerês


EN-308-1




Geologia e Geomorfologia


A monotonia geológica materializa-se pelo granito do Gerês, muitas vezes interrompida por sistemas de filões quartzosos, os quais, normalmente, apresentam uma orientação aproximada de nordeste-sudoeste.
O aspecto geomorfológico geral da região caracteriza-se pela existência de vertentes íngremes e linhas de água bem definidas, localizadas na encosta esquerda do vale do Rio Gerês.
A morfologia deste vale está relacionada com a existência da falha geológica que se prolonga entre o Gerês e o Lóbios. Sobre essa falha actuaram agentes erosivos, ao longo de muitos milhões de anos, dando origem a este pronunciado vale


Fauna

Ao calcorrear este trilho de admiráveis paisagens naturais, observam-se os animais em pastoreio; as cabras, as vacas e os cavalos, as aves de rapina e outros animais selvagens.
As aves são de fácil observação e destacam-se na paisagem natural. Desta espécie podem ser observadas a águia-de-asa-redonda, o falcão-peregrino (Falco peregrinus) o peneireiro (Falcus tinnunculus) e a gralha-de-bico-vermelho (Pyrrochorax pyrrochorax).
Destaca-se, ainda, o corço (Capreolus capreolus), o lobo (Canis lúpus), o javali (Sus scrofa) e o esquilo. Devido aos seus hábitos mais esquivos, torna-se difícil a sua observação, contudo deve-se dar atenção aos seus indícios - as pinhas roídas, os dejectos, as tocas, as pegadas, os vestígios de alimentação - que traduzem a sua presença.


Flora

O trilho dos Currais é rico em valores florísticos, quer ao nível arbóreo, quer arbustivo. Na área envolvente do trilho estão representadas as espécies de resinosas: Pinheiro silvestre (Pinus Sylvestris), Pinheiro bravo (Pinus pinaster), e Pinheiro negral (Pinus nigra). Das folhosas destacam-se os carvalhos (Quercus robur) e (Quercus pyrenaica), o Azevinho (Ilex aquifolium), o Medronheiro (Arbutus unedo), a Pereira brava (Pytrus pyraster), o Padreiro (Acer pseudoplatanus) e o cornogodinho (Sorbus ocuparia).
A sua composição florística diversifica-se conforme a altitude e os microclimas. À medida que se sobe em altitude as espécies de matos tornam-se dominantes.
Observam-se os Tojais (Ulex minor) e (Ulex europaeus), a Torga (Calluna vulgaris), Carqueja (Chamaespatium tridentatum) e as Urzes (Erica arbórea) e (Erica cinerea), encontrando-se em zonas de maiores altitudes, o Zimbro (Juniperus).