6.6.08

Campos do Sul. Memória de uma Revolução. Transformações económicas e sociais 1974-75 (Exposição e Colóquio em Castro Verde a partir de 6 de Junho)


Com a organização e a produção do Instituto de História Contemporânea vai ser inaugurada, em Castro Verde, no Fórum Municipal, dia 6 de Junho (Sexta Feira), pelas 18.00h, uma exposição intitulada: “Campos do Sul. Memória de uma Revolução. Transformações económicas e sociais, 1974-75”.

Trata-se dum projecto que visa dar a conhecer o processo social e as alterações económicas ocorridas nos campos do sul no período subsequente ao 25 de Abril de 1974 e que, embora tendo como público-alvo a população em geral, dá uma particular atenção aos alunos dos ensinos básico e secundário, pelo que também foi elaborada com preocupações de carácter didáctico.

Do ponto de vista da sua estrutura, a exposição divide-se em três partes:
Na primeira, intitulada – “Anos 60: Êxodo Rural e Estrutura Económica e Social” –, apresentam-se os números do êxodo rural e referem-se os aspectos mais marcantes da estrutura económica do Alentejo nos anos 60: subida do preço dos salários, recuo da área semeada e intensificação da mecanização agrícola num contexto de decadência do latifúndio tradicional e de afirmação crescente do capitalismo agrário na região. A par deste aspecto, caracterizam-se as classes sociais em presença no quadro duma estrutura fundiária onde 2% das propriedades agrícolas existentes correspondiam a 57% da área total agrícola disponível.

A segunda, – “O 25 de Abril e o Movimento Social dos Assalariados Rurais” –, inclui informação sobre:
a) A nova realidade política e social emergente no Alentejo a seguir ao 25 de Abril (eleição para as comissões administrativas de câmaras municipais, juntas de freguesia e casas do povo; constituição de sindicatos agrícolas, ligas de pequenos agricultores e associações de agricultores);
b) Os conflitos sociais que se desenvolvem nos campos (primeiro caderno reivindicativo dos assalariados rurais, greve no concelho de Beja, assinatura das primeiras convenções de trabalho por concelho, distribuição dos trabalhadores rurais pelas herdades, assinatura dos primeiros contratos colectivos de trabalho, intervenções do Estado nas explorações agrícolas e primeiras ocupações de terras).
c) O movimento de ocupações de terras (fases do movimento, áreas ocupadas, legislação sobre a reforma agrária e acção dos 4º e 5º Governos Provisórios).

Na terceira parte, dedicada às “Novas Unidades de Produção Agrícolas”, para além da referência ao processo conducente à formação das UCP(s) e Cooperativas, apresentam-se as características destas novas entidades de gestão colectiva da terra.

A exposição tem a coordenação científica de Constantino Piçarra e João Madeira e a pesquisa de imagem da Susana Martins. É financiada pela ESDIME, no âmbito do projecto Leader +, e conta com o apoio das Câmaras Municipais de Castro Verde e Grândola. Para além destes apoios a exposição contou, ainda, com diversas colaborações, como o Diário do Alentejo, a Biblioteca Nacional, a Torre do Tombo, o Arquivo do Diário de Notícias, a Hemeroteca de Lisboa e alguns particulares com a cedência de fotografias.

Relacionado com esta temática, o Instituto de História Contemporânea organiza e promove no dia 7 de Junho, Sábado, em Castro Verde, no Fórum Municipal, pelas 10.00h, um Colóquio aberto a todos aqueles que nele queiram participar subordinado ao tema: “Campos do Sul. Memória. Presente e Futuro”.




Colóquio - Campos do Sul: Memória, Presente e Futuro ( 7/6/2008)

O Instituto Português de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC) vai promover em Castro Verde, no Fórum Municipal, iniciativas em torno da temática “Campos do Sul – Memória de Uma Revolução”, abordando as transformações sociais e económicas em 1974 – 1975.
A participação é livre e aberta a todos os interessados.


10h00 - Abertura
Fernando Rosas - Presidente do Instituto de História Contemporânea
Fernando Caeiros - Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde

10h30 -Pausa para Café

10h45 -O 25 de Abril nos Campos do Sul

Comunicações:

Constantino Piçarra (Instituto de História Contemporânea)

- A Reforma Agrária nos Campos do Sul, 1974-1975.

Aron Cohen (Universidade de Granada)

- O Impacto da Reforma Agrária em Portugal no Processo de Transição de Espanha para a Democracia. [Título Provisório]

Fernando Oliveira Baptista (Instituto Superior de Agronomia)

- A Reforma Agrária, 30 Anos Depois.

Moderador: João Madeira (Instituto de História Contemporânea)

12h00 - Debate

12h30 - Pausa para almoço

14h30 -Alqueva, Ambiente e Estrutura Fundiária

Comunicações:

Rita Calvário - Mestranda - (Faculdade de Ciências e Tecnologia)

- Ambiente e Sustentabilidade Agrícola.

Mesa redonda com os representantes dos partidos políticos com representação Parlamentar (PS, PSD, PCP, CDS/PP e BE).

Moderador: Constantino Piçarra (Instituto de História Contemporânea)
Local: Fórum Municipal


www.inesting.org/cm_castroverde/agenda/detalhe.asp?id=222