27.2.08

Começa hoje em Lisboa a 7ª Conferência Europeia da História das Ciências Sociais (European Social Science History Conference, ESSHC)

Organizada pelo Instituto Internacional de História Social de Amesterdão, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pelo Centro de História da Universidade de Lisboa começa hoje em Lisboa a 7ª Conferência Europeia da História das Ciências Sociais (European Social Science History Conference, ESSHC) que decorre nas instalações da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entre os dias 27 de Fevereiro a 1 de Março de 2008.

O 7º ESSHC é um Congresso interdisciplinar bianual que reúne os cientistas sociais que trabalham em temas históricos e os historiadores que usam teorias, métodos e técnicas das ciências sociais na sua pesquisa. Com participantes vindos de toda a Europa, Ásia, América Latina e África, é um verdadeiro encontro internacional. As suas cerca de 400 sessões com 1200 comunicações asseguram um programa interessante e diversificado. Barbara Weinstein, professora de História na Universidade de Nova Iorque e Presidente da Associação Histórica Americana é a oradora convidada da sessão solene a realizar na Aula Magna, dia 28 de Fevereiro às 17h00, com uma conferência intitulada “Orientalism in one Country? Race, Religion, and Nation in Twentieth Century Brazil”.

Esta iniciativa pretende reunir especialistas interessados na explicação dos fenómenos históricos recorrendo aos métodos das Ciências Sociais.

O anarquismo é um dos temas em debate nesta Conferência da História das Ciências Sociais
http://raforum.info/article.php3?id_article=4000&lang=en



ESSHC Conference Secretariat
c/o International Institute of Social History
Cruquiusweg 31
1019 AT Amsterdam
Netherlands

http://www.iisg.nl/index.php


Contacto da Comissão organizadora local: anarodrigues@fl.ul.pt



Principais Tópicos:
África; Antiguidade; Ásia; Justiça Criminal; Cultura; Economia; Educação e Infância; Elites; Etnicismos e Migrações; Família e Demografia; Geografia; Saúde; História e Computação; Trabalho, América Latina; Materiais e Cultura de Consumo; Idade Média; História Oral; Política; Cidadania e Nações; Religião; Rural; Sexualidade; Desigualdade Social; Tecnologia; Teoria; Urbano; Mulher e Género; História Mundial.