15.10.07

Homenagem a Manuela Malpique e Stephen Stoer

Manuela Malpique

Duas das figuras cimeiras das ciências da educação em Portugal, Manuela Malpique e Stephen Stoer, vão ser homenageadas a partir do dia 18 de Outubro no Porto. O seu desaparecimento prematuro constitui uma perda irreparável para todos quantos se interessam pelas coisas da educação, muito especialmente a quem os conheceu como professores da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade do Porto.

No próximo dia 18 na galeria da biblioteca municipal Almeida Garret vai-se inaugurar (18 h.) uma exposição-homenagem evocativa da suas vidas e obras e que se prolongará até 3 de Dezembro. Esta previsto também para o mesmo dia a realização de uma perfomance pelas 19 horas a cargo do coreógrafo e bailarino Índio Queiroz em memória de Manuela Malpique



Na homenagem a Manuela Malpique destaca-se o seguinte programa:

MESA REDONDA: Dia 28 de Novembro
Auditório do antigo edifício da Reitoria (Rua D. Manuel II), 17h30

O imaginário nos labirintos da educação -
Presenças de.
Alberto Carneiro (Escultor e professor da FAUP)
Fernanda Flores (Psicoterapeuta)
Carolina Negreiros (Professora da Escola Secundária Filipa de Vilhena )
José Adriano Fernandes (Médico Psiquiatra, Hospital Conde Ferreira)


CONFERÊNCIA: Dia 2 de Dezembro
Galeria do Palácio, Biblioteca Almeida Garrett, 17h00
Presenças de:
Celeste Malpique (Médica Psiquiatra, Professora do ICBAS)
José Alberto Correia (Professor da FPCEUP)



MANUELA MALPIQUE (1932-1999)

Embora licenciada em Arquitectura (Escola Superior de Belas Artes do Porto), dedicou grande parte da sua vida ao Ensino.
Foi uma professora que, do ensino básico ao superior (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, doutorada em 1995), deixou profunda marca nos seus alunos, pelo rigor, pela empatia, pela liberdade criativa que era capaz de estimular.
O seu currículo na área da Pedagogia é exemplar.
A sua sensibilidade criativa e empática levou-a a conduzir durante mais de vinte anos uma experiência de psicoterapia de grupo através da livre expressão plástica, com crianças e adolescentes seguidos no Centro de Saúde Mental Infantil do Porto (Hospital de Magalhães Lemos). Fez formação pessoal em oniroterapia e, em 1987, foi admitida como membro titular da "Société Internationale des Téchniques d'lmagerie Mental et Onirothérapie" de Paris (SITIMO).

O domínio que possuía das técnicas do Imaginário levou-a a orientar experiências pedagógicas inovadoras na licenciatura em Ciências da Educação (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) desde 1994, na disciplina anual que regia, "Desenvolvimento Sócio-Emocional e Técnicas de Expressão".

Ultimamente andava entusiasmada com "Histórias de Vida" enquanto proposta para enriquecer a formação dos professores através da vivência pessoal e relacional, na aproximação ao aluno.



Já quanto a Stephen Stoer está prevista a presença dos conhecidos professores da Universidade de Bristol, Roger Dale e Susan Robertson, que darão uma conferência em sua homenagem no dia 23 de Novembro, que será completada por uma concerto de jazz, uma outra grande paixão de Stoer.

Os temas das conferências:

-Producing the global knowledge-based economy: the role of the international agencies - Susan Robertson (University of Bristol)

-Substantiation and Instantiation of the Globally Structured Agenda for Education - Roger Dale (University of Auckland)


As conferências realizam-se todas às 17.30 no antigo edifício da Reitoria da UP, na Rua D. Manuel II

Consultar:

http://sigarra.up.pt/up/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=4198