15.10.07

Primeiro aniversário da ocupação do Rivoli é comemorado hoje à noite com música ( na Praça D.João I, defronte ao Rivoli, às 22h.)

Faz hoje um ano que começou a ocupação das instalações do Teatro Municipal Rivoli, num protesto contra a política cultural do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, que viria a acabar pouco mais de três dias depois. A passagem de 12 meses sobre essa iniciativa, então apelidada de "Rivolição", não ficará em claro e, hoje, pelas 22h00, alguns dos intervenientes de há um ano vão comemorar a data, com a actuação da cantora Ana Deus e da Fanfarra Colher de Sopa Criativa.

Será também distribuída alguma informação ao público e o actor Daniel Pinto lerá o último acto da peça Curto-Circuito, que esteve em cena até essa primeira noite de contestação contra a política cultural da Câmara do Porto.
Recorde-se que a 15 de Outubro do ano passado, cerca de 40 manifestantes ocuparam o Teatro Rivoli. O protesto começou no dia 15 e estendeu-se por 79 horas, tendo terminado na madrugada do dia 19, no momento em que a PSP obrigou os 13 manifestantes que, sem água, electricidade ou alimentos, ainda resistiam a abandonar o teatro municipal.

Entretanto, soube-se na passada terça-feira que a queixa-crime então apresentada pela Câmara do Porto contra esses 13 artistas foi arquivada.


PORQUE A PRAÇA É NOSSA...
...o Rivoli há-de voltar a sê-lo