15.10.07

Hermenêutica libertária

Convocatória para o primeiro congresso de hermenêutica libertária

"Desenvolvemos uma nova classe de conhecimento que seja humano, não porque incorpore uma ideia abstracta de humanidade, senão para que todo o mundo possa participar na sua construção e mudança, e empregamos este conhecimento para resolver os dois problemas pendentes na actualidade, o problema da sobrevivência e o problema da paz; por um lado, a paz entre os humanos e, por outro, a paz entre os humanos e todo o conjunto da natureza".

Paul Feyerabend

Com estas palavras ainda ressoando ao fundo, queremos dar inicio ao processo de convocatória e criação de laços em torno ao Primeiro Congresso de Hermenêutica Libertária, a realizar-se nos dias 6 e 7 de dezembro na Universidade de Santiago de Chile.

Esta convocatória, é um esforço conjunto de estudantes desta Casa de Estudos, assim como da Universidade de Chile, que interessados nos princípios libertários, decidem dar vida a este Encontro, num marco de discussão, análise e convergência multidisciplinar em torno aos conceitos de anarquismo, como método filosófico, como aposta social, como modo de vida, como trabalho científico, como que fazer intelectual, como estudo académico.


E fazemos questão em nos apoiarmos, alem disso, no desejo de actualizar o discurso, as formas, as discussões, as investigações. As situações estruturais e infra-estruturais tem mudado drástica e dramaticamente no último século. Este Encontro, então, perspectiva a ideia libertária desde o presente até ao futuro.

Este encontro multidisciplinar, convoca a todos aqueles académicos, estudantes, professores, investigadores, trabalhadores, intelectuais, anarquistas ou pessoas comuns que se sintam tocados pelas problemáticas do conhecimento e do avanço necessário que requeirem os conceitos libertários. Pretende dar conta de um novo ar que possuem estas ideias, nas novas condições de globalização, capitalismo avançado, internet e sociedades modernas ou pós-modernas (ou pré-modernas)

As áreas de trabalho e o apelo que fazemos enquanto organização do Congresso, é dirigido a aquelas pessoas que queiram desmascarar a sociedade, o conhecimento, a educação, o caos, desde qualquer uma das perspectivas que nos tem proporcionado historicamente o anarquismo. Ou seja, um trabalho integrador e académico, desde o que se pensa e o que já se está fazendo nestas matérias.

Reiteramos o convite a todo aquele que se sinta chamado por alguma das temáticas que pretende abordar o Congresso, sem necessariamente sentir-se anarquista ou libertário, e para isto só deve enviar uma email ao correio

congresolibertario@gmail.com
http://congresolibertario.wordpress.com



PRIMEIRO CONGRESSO DE HERMENÊUTICA LIBERTÁRIA

Conhecimento, Sociedade, Educação, Caos
Perspectivas em Autogestão, Autonomía, Solidariedade, Imprensa (Comunicação) e Acção Directa.

ORGANIZAM
Estudantes da USACH
Estudantes da Universidade de Chile

SEDE
Escuela de Periodismo USACH
Av. Ecuador 3650, Estación Central, Santiago de Chile
Metro Universidad de Santiago. Línea1
Salón de Bachillerato

*INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES*
congresolibertario@gmail.com
http://congresolibertario.wordpress.com