22.4.07

"Por teu livre pensamento", histórias de 25 ex-presos políticos portugueses (fotografias de João Pina)

Exposição de fotografia no Centro Português de Fotografia, instalado no edifício da antiga Cadeia da Relação, localizada no Campo Mártires da Pátria, no centro da cidade do Porto
A exposição «Por teu livre pensamento» reúne o trabalho fotográfico de João Pina, desenvolvido durante o período de entrevistas efectuadas a ex-presos políticos portugueses, presentes no livro com o mesmo título.

Reproduz-se o texto de apresentação da exposição:

As 55 provas aqui trazidas a público exibem os fotografados enquadrados em locais associados à sua própria história de resistentes antifascistas ou, em alternativa, em locais relacionados com a actividade que presentemente desenvolvem.Este trabalho acaba também por constituir um verdadeiro roteiro da memória, de pessoas e locais marcantes em todo o contexto da luta revolucionária, mas mais do que ex-presos políticos fotografados em diferentes enquadramentos, no trabalho de João Pina estão representadas quatro décadas de luta contra a ditadura e, em somatório, mais de 104 anos de encarceramento de portugueses que repartem o “crime” de ter pensado de forma diferente da instituída e de terem ousado agir de acordo com essas convicções.

A relação entre a fotografia e a preservação da memória é óbvia e de fácil constatação. No entanto, não se pode deixar de recomendar uma observação mais atenta de alguns pormenores que poderão escapar a um olhar menos precavido.Atente-se que, enquanto alguns dos retratados conseguem esboçar um sorriso quando, perante a câmara de João Pina, acederam recriar as célebres fotos de frente-perfil-três quartos que davam um rosto às fichas e cadastros da PIDE, para outros, mais de 30 anos após a queda do regime que os enclausurou e torturou, os traumas e hábitos causados pelas duras experiências a que estiveram submetidos parecem ainda não estar ultrapassados. Tal é facilmente constatável com um mero exercício de comparação das expressões adoptadas por muitos destes ex-presos políticos perante os “fotógrafos” da polícia política com as assumidas na produção deste trabalho, expressões fechadas que muitas das vezes, tinham por objectivo dificultar uma posterior identificação quando lograssem voltar a conquistar a liberdade.

Como co-autor do projecto «Por teu livre pensamento» tive naturalmente o privilégio de acompanhar o João Pina ao longo de parte substancial do trabalho agora exibido. Fui assim testemunha privilegiada do firme empenho e da paixão que coloca no seu trabalho, características que já lhe valeram a obtenção de merecidos reconhecimentos na área da fotografia. Neto de presos políticos, bisneto do “fotógrafo oficioso” a quem se devem as imagens que ainda hoje permitem documentar qualquer trabalho sobre o sinistro campo do Tarrafal, mais do que fechar um ciclo, este projecto aponta um rumo para o que pode ser feito pela preservação e transmissão da memória às gerações que não conheceram a ditadura.
Que não se esqueça para que não volte a acontecer.

Rui Galiza
***

Biografia de João Pina

Nascido em Lisboa, Portugal em Novembro de 1980, João Pina descobriu a sua paixão pela fotografia muito cedo. Começou a trabalhar como fotógrafo publicando regulamente aos 18 anos.
No ano de 2001, começou a documentar a vida de ex-presos políticos portugueses e estendendo actualmente esse projecto à escala mundial. Em 1987 visita pela primeira vez a ilha de Cuba e, desde o ano de 2002, iniciou um projecto fotográfico no ultimo regime comunista do mundo ocidental, aonde tem regressado com regularidade na esperança de ser um observador privilegiado nas mudanças sócio-politicas que venham a acontecer.
Desde 2004, após concluir o “One year certificate on Photojournalism and Documentary Photography” no International Center of Photography em Nova Iorque, tem desenvolvido grande parte do seu trabalho em países da América Latina onde pretende, durante o ano de 2007, estar a viver em permanência.
Pertence aos colectivos Kameraphoto (Europa) e Veras Images (EUA).Vencedor por quarto vezes de 1º’s prémios no Prémio Visão Fotojornalismo – 2003 (notícias) 2003 (Espectáculo) 2004 (Espectáculo) 2006 (Retrato).