22.4.07

Ciclo «Música e Revolução» na Casa da Música

Está prevista para os próximos dias a realização na Casa da Música ( na cidade do Porto) de um conjunto de iniciativas e de concertos subordinado ao tema «Música e Revolução». O prgrama é o seguinte ( não dispensa a consulta ao website da Casa da Música):

Quarta 25 Abril 2007
19:00
A Música e a Revolução de Zeca Afonso
Conferência por Eduardo Raposo Canto de Intervenção 1960-1974 resulta de uma Tese de Mestrado defendida na Universidade Nova de Lisboa e publicada pelo Museu República e Resistência e, posteriormente, pelo Público [2005].

Quarta 25 Abril 2007
21:00, Sala 2
Drumming Grupo de Percussão
José Afonso é um nome indissociável da canção de intervenção em Portugal e inspira obras de vários compositores portugueses, responsáveis pelos arranjos para percussão e voz de alguns dos seus mais célebres temas.

Quinta 26 Abril 2007
22:00, Sala 2
Frei Fado dEl Rei
Os Frei Fado d'El Rei apresentam em estreia absoluta na Casa da Música o seu quarto disco, Senhor Poeta, que constitui uma homenagem a José Afonso na comemoração dos vinte anos da sua morte.



Sábado 28 Abril 2007
Sala 2
Conserv. do Porto - 90 Anos «Águas Mil»
Espectáculo pluridisciplinar, cruzando diferentes meios de expressão - a música, a palavra, a imagem, o movimento - num registo aberto, à procura de diagonais entre conceitos contíguos: a Revolução, a Liberdade, o Novo. ABRIL.


21:00, Sala Suggia
ONP 28 Abril 2007 Coral Lisboa Cantat Coral de Letras da U. P.
Este é um concerto raro pela grandiosidade que representa. As duas obras em programa assinalam momentos de revolução social que marcaram a história da humanidade: a Revolução Francesa e a Revolução de Outubro.


Domingo 29 Abril 2007
12:00,

Sala Suggia
Garcia Lorca foi considerado «mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver». A 19 de Agosto de 1936 foi assassinado pelos nacionalistas com um tiro na nuca e atirado para um poço na Serra Nevada sem direito a julgamento.


22:00,

Sala Suggia
A colaboração entre a Casa da Música e a Associação José Afonso, que se manifesta na exposição multimédia e numa conferência, não encerra sem um grande concerto de homenagem por parte de dois grupos ligados ao Jazz e à música improvisada.


Segunda 30 Abril 2007
22:00, Sala Suggia
José Mário Branco «Mudar de Vida»
José Mário Branco recria o seu último trabalho discográfico Resistir é Vencer num espectáculo especialmente concebido para a Casa da Música e integrado no ciclo «Música e Revolução».



Actividade regular:
Qui 5 Abr 2007 a Seg 30 Abr 200710:00
Música e Revolução - Tributo a José Afonso
Neste ciclo dedicado às músicas que alimentaram revoluções - e àquelas que as celebraram - José Afonso surge como uma figura central da canção de intervenção portuguesa.

Mais informação:
http://www.casadamusica.com/default.aspx