31.3.07

Comprar direitos de emitir CO2 para aliviar a sua consciência!!!?

No capitalismo até a boa-consciência ambiental se pode comprar ( e vender) !!!

Nota: Reproduzimos abaixo parcialmente um artigo da jornalista Mónica Bello publicado no jornal Vida Económica. Queremos, no entanto, frisar que o documentário («Uma verdade inconveniente») da personagem citada no texto é a todos os títulos louvável e que deve ser utilizado como ferramenta pedagógica para alertar todas as consciências relativamente ao aquecimento global provocado pela nossa civilização tecno-industrial.



A última moda nos EUA entre o comum dos mortais - e entre alguns não tão comuns como isso - é a compra de créditos “pessoais” de CO2 de modo a compensar as emissões dos automóveis privados, do aquecimento da casa ou das viagens aéreas de negócios ou férias. Al Gore, o campeão ambiental global dos nossos tempos, por exemplo, pode hoje dizer que é “neutral” em termos de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. A sua casa de Nashville parece que gasta dez vezes mais energia do que a média das moradias da região, mas o antigo vice-presidente de Clinton tem vindo a comprar créditos de CO2 junto de empresas que investem na luta contra o aquecimento global, anulando deste modo, diz ele, os malefícios das emissões de dióxido de carbono da família Gore.


Como quase tudo na América, aderir a esta nova tendência é simples e está acessível aos cidadãos de todo o mundo via internet. Basta clicar
www.terrapass.com, por exemplo, para começar a aliviar a consciência, enquanto continua a guiar um automóvel de grande cilindrada e muitos g/km de CO2 acima das novas quotas impostas pela União Europeia, por exemplo. Um simulador faz as contas às emissões de CO2 do carro, da casa e das viagens e ainda se podem vender os telemóveis antigos esquecidos na gaveta para abater no preço final desta espécie de “passe natural”.

Ideia de um professor ambientalista da Universidade da Pensilvânia, Karl Ulrich, que fundou a instituição em 2004 com 41 estudantes, TerraPass investe depois os fundos angariados em projectos destinados a reduzir as emissões globais de CO2. Entre os vários parceiros desta ideia brilhante está, por exemplo, a Ford Motor, que promove juntos dos clientes a compra de créditos de carbono. Nem sequer é caro. Por exemplo: Manuel Pinho, ministro da Economia, pagaria no máximo qualquer coisa como 60 euros por ano para livrar a consciência de CO2 e transformar-se num condutor “carbono-neutral” ao volante do seu Jaguar S 3.0.

Consultar: