21.3.06

Apelo das mais antigas e veneráveis Árvores


Apelo das mais antigas e veneráveis Árvores


As árvores vivem mais tempo que os homens; existem algumas que são centenárias, milenárias e que sobreviveram a tempestades, aos archotes, ao fogo, à indiferença. Algumas viram passar várias gerações de homens. Estas ávores são testemunhas do nosso passado, sobreviventes de bosques originais, muitos deles destruídos em 90% em muitas partes do mundo.

As árvores mais antigas merecem o respeito que devemos a velhos sábios que atravessaram o tempo. Mas no mundo, por vezes, os homens esquecem da importância de um bosque, da superfície de um deserto, ou de uma encosta de montanha. Pior ainda, destruímo-los, muitas vezes, sem grande hesitação.

Prestemos homenagem às árvores veneráveis. Um sobressalto é necessário para que todos assumam uma atitude solidária para com essas árvores de vida, as quais poderão porventura traçar as vias para uma maior fraternidade humana.

Este chamamento ao respeito mundial por estas veneráveis árvores é dirigido à UNESCO para que esta classifique estas grandes árvores como Património Mundial. Dirige-se também aos Estados, às autoridades regionais, às colectividades, enfim, a cada um de nós.

Que, por todo o mundo, se reconheça as árvores centenárias, e que se possa ir vê-las, rodeá-las de flores em sinal de amizade, e que se garanta ainda a plantação da sua descendência, assegurando a sua ligação ao nosso planeta, bem como as possamos salvaguardar

Todas as pessoas sensíveis à Arvores estão convidadas a unir-se a este apelo a favor das árvores veneráveis do mundo.

Não será a Árvore o melhor símbolo para festejar a união do homem e da natureza. E não será ela uma forma de unir os países num só movimento?


Sim, nós pedimos à UNESCO e aos países membros que as àrvores Veneráveis sejam classificadas como Património Mundial.

Apelo: ver aqui
.
.
Lista das Árvores Veneráveis: aqui
.
Fotografias: aqui