25.12.05

O Big-Big Brother chegou à Grã-bretanha: o trajecto dos carros será vigiado


A Grã-Bretanha será o primeiro país do mundo em que, a partir do próximo ano de 2006, os movimentos de circulação de todos os automóveis serão permanentemente registados. Um nvo sistema de vigilância nacional guardará os registos durante dois anos.
Utilisando um rede de câmeras que podem automaticamente ler cada placa de matrícula que passar em frente delas, o plano em preparação visa desenvolver uma imensa base de dados sobre a circulação de veículos a fim de possibilitar que a polícia e os serviços de segurança possam analisar todo o seu trajecto.
A rede compreenderá milhares de cãemras em circuito fechado (CCTV) que serão transformadas a fim que possam ler as placas de matrículas quer de dia quer à noite nas autoestradas e nas
principais estradas do país, assim como nas cidades, portos e estações de serviços.
Já no próximo mês de Março uma base central de dados, instalada no sistema informático da polícia, permitirá registar os detalhes de 35 milhões de leituras de matrículas de viaturas em circulação. Os registos incluirão a hora, a data e o local preciso. As Câmaras serão controladas por satélites.
Prevê-se já o aumento da sua capacidade para 100 milhões de leitutas de matrículas.