25.12.05

Acção de denúncia contra as empresas «dermopatéticas»….


O colectivo feminista galego «Mulheres Transgredindo» realizou ontem mais uma acção pública de denúncia contra as empresas que, sem escrúpulos, vendem perigosas ilusões às mulheres propondo-lhes cirurgias e operações estéticas miraculosas. A iniciativa consistiu numa manifestção em frente de uma dessas empresas situadas em Vigo e na distribuição de folhetos e comunicados, num dos quais se podia ler o seguinte:

Se me dizem:
- que não tenho tamanho suficiente
- que tenho peso a mais
- que tenho o cú gordo
- que pareço velha
- que tenho os peitos pequenos, caídos e flácidos
- que tenho barriga e celulite
- que tenho umas grandes orelhas
- que…que…que…

E se me aconselham:
- que não me preocupe
- que podem operar-me
- que vá a um centro especializado onde me transformarão em jovem
-que..que..que…

Mas se eu sei:

- que o meu corpo não é meu inimigo nem a causa da minha infelicidade
- que aquilo que é jovem varia segundo os modelos que são-nos impostos em cada época
- que uma cirurgia é toda uma operação e não um simples «coser e andar»
- que a anorexia é um problema bem sério
- que …que…que

É o momento para me interrogar:
A quem beneficiam esses conselhos? A quem lucra realmente com aquilo que podemos parecer? E quem, afinal, lucra com as nossas vidas e os nossos corpos?


Mais info:
http://mulheres.causaencantada.org/?q=node/22