18.1.05

A administração Bush é uma catástrofe ecológica

A administração Bush é uma catástrofe ecológica

Não faltam motivos de preocupação para os ecologistas norte-americanos.
“Há um sentimento generalizado de que a administração Bush é a pior de todas as administrações para as questões ambientais desde há muitas décadas” diz peremptoriamente Tony Juniper, director da Associação Amigos da Terra, citado pelo Financial Times.

Poucos dias antes do Natal de 2004 o presidente Bush anunciou uma reforma legislativa que visa facilitar a exploração comercial das florestas americanas.
A revisão da legislação de 1976 sobre gestão das florestas tem por objectivo dar aos responsáveis das 155 explorações florestais nacionais americanas maiores poderes de decisão sobre projectos ligados à exploração florestal, actividade mineira e petrolífera. E se os serviços florestais vêem na reforma uma forma de flexibilizar e conciliar as necessidades locais com a preservação da natureza, já os ecologistas não duvidam em considerar a medida como mais um ataque contra os dispositivos de protecção do ambiente que foram sendo aprovados ao longo do tempo pelas diferentes Administrações americanas.
Além dessa medida, é possível citar um monte de outras que são vistas como autênticos passos atrás em matéria de política ambiental. Indicam-se só a título de exemplo os casos das limitações à protecção dos habitats dos salmões e das trutas, a facilitação do uso dos pesticidas ou ainda o relaxe da legislação sobre a qualidade do ar.
A reforma da legislação sobre gestão florestal só veio agravar o descontentamento e o ambiente de crítica dos ecologistas contra a Administração Bush. Prevê-se que a contestação vá agravar-se ainda mais com a legislação que já se prepara sobre a exploração petrolífera no Alaska, e a revisão da lei sobre as espécies em perigo.Para além disso, aguarda-se a nomeação de um novo chefe da Agência de protecção do Ambiente que, segundo tudo indica, será mais um ultra conservador que tornará mais tensas e cerradas as críticas dos ecologistas a Bush e à sua Administração.