Vozes Globais (Global Voices) é uma rede internacional de blogueiros que traduzem, reportam e defendem blogs e mídia cidadã de todo o mundo
Manifesto do Global Voices
Nós acreditamos na liberdade de expressão: em proteger o direito de falar – e o direito de ouvir. Nós acreditamos no acesso universal a ferramentas de expressão.
Para esse fim, queremos possibilitar que todo mundo que queira se expressar tenha os mecanismos adequados para fazê-lo – e qualquer um que queira ouvir e entender essa mensagem tenha os recursos para ouvi-la e compreendê-la.
Graças a novas ferramentas, as formas de expressão não precisam mais ser controladas pelos que possuem os mecanismos tradicionais de publicação e distribuição, ou por governos que podem restringir a reflexão e a comunicação. Agora, qualquer um pode experimentar o poder da imprensa. Todos podem contar suas histórias para o mundo.
Nós queremos construir ligações entre as culturas e os idiomas que dividem as pessoas, para que elas se entendam mais profundamente. Procuramos trabalhar juntos e mais efetivamente, e agir de forma mais enérgica.
Nós acreditamos no poder da comunicação direta. O elo entre indivíduos de diferentes mundos é pessoal, político e poderoso. Nós acreditamos que o diálogo através das fronteiras é essencial para um futuro livre, justo, próspero e sustentável – para todos os cidadãos deste planeta.
Enquanto continuamos a trabalhar e a nos expressar como indivíduos, também queremos identificar e promover nossos interesses e objetivos comuns. Nós nos comprometemos a respeitar, assistir, ensinar, aprender e a ouvir o próximo.
Nós somos o Global Voices (Vozes Globais)
Voluntários
O Global Voices Online está sempre em busca de voluntários para integrar nossa equipe internacional de autores, editores e tradutores que atuam como guias para a blogosfera global. Nossos voluntários moram em todos os cantos do planeta e são peças fundamentais para ajudar o site a cumprir a missão delineada no Manifesto do Global Voices.
Os autores que escrevem para o site devem ser blogueiros ou apresentar um bom entendimento da blogosfera que acompanham. É essencial que tenham profundo conhecimento sobre os países e realidades a que se propõem cobrir. O trabalho não é remunerado em termos financeiros, mas o retorno em forma de gratificação e aprendizagem sobre o mundo é imensurável.
Sara Moreira é a editora de Países Lusófonos. Sob sua coordenação, voluntários do mundo se unem para cobrir o mundo lusófono, levando aos leitores do Global Voices que não entendem português notícias de países onde a língua portuguesa é um idioma oficial.
Em português: