4.12.11

Himalaias: viagem dos Jesuítas portugueses - documentário de Joaquim Magalhães de Castro de 4 episódios na RTP2 ( hoje passa a 3ª parte). Uma viagem a sério


Himalaias: viagem dos Jesuítas portugueses
Série Documental de 4 Episódios

Descrição Ficha Técnica:
a partir de uma ideia de Joaquim Magalhães de Castro
Guião e Apresentação - Joaquim Magalhães de Castro
Imagem- Rui Costa
 Montagem- Joana Deusdado
Grafismo- José Lemos
Pós-produção vídeo- Sofia Miranda, José Lemos
Pós-produção audio- Paulo Pintado, Joana Deusdado
Banda Sonora - Indústria Rock e músicas tradicionais do Tibete, Nepal e Índia
Locução- Rui Paulino, Rui Spranger
Produção- Carlos Rogrigues, Inês Marques
Copy desk- Marta Coutinho
Produtora Delegada- Fátima Barros
Realização- Daniel Deusdado e Joaquim Magalhães de Castro

 Joaquim Magalhães de Castro, viajante e investigador da História da Expansão Portuguesa, refaz as rotas de um grupo de intrépidos jesuítas portugueses do início do século XVII, pioneiros nos Himalaias, convidando-nos a conhecer um importante capítulo do nosso passado colectivo: a exploração do interior do continente asiático, associada à ancestral busca do mítico reino do Cataio, onde se acreditava existirem cristandades perdidas.

Uma aventura de milhares de quilómetros através de uma das mais espectaculares e deslumbrantes paisagens do planeta!

Ao longo de quatro episódios poderemos seguir, passo a passo, a longa jornada de Joaquim Magalhães de Castro, que se inicia em Macau e termina em Agra, a cidade do Taj Mahal.

 

Horário Dias 20, 27 de Novembro e 4, 10 de Dezembro às 19h30 na RTP2



Trailer do 1º episódio



Trailer do 2º episódio




E, finalmente, um comentário à série documental «Himalaias: viagens dos Jesuítas portugueses» digno de ser lido, vindo de onde menos esperava – de um jornalista do DN!!!


Gostei particularmente quando começa por denunciar o arrivismo e a parolice dos turistas da classe média:


«A relação da classe média com a ideia de viagem (peço desculpa, nem sequer há uma "ideia", a relação é só com "as viagens") tornou-se de tal maneira arrivista» ( Joel Neto dixit)


É que este documentário é tudo menos para turistas da classe média.


Nota: o turismo alienante para a classe média é ver tudo, sem nada ver!!!


Viagens a sério - por Joel Neto
Texto retirado de:


A relação da classe média com a ideia de viagem (peço desculpa, nem sequer há uma "ideia", a relação é só com "as viagens") tornou-se de tal maneira arrivista que o melhor, hoje em dia, é ficar em casa, evitando o risco de encontrar patrícios noutro sítio qualquer do mundo. Entretanto, todos os anos as agências partem à procura de destinos mais improváveis ainda, de forma a satisfazer o frémito dessa nova e insaciável burguesia do cartão de crédito e da máquina fotográfica digital, que se cansou do resort de quatro estrelas e mergulhou nos lodges de montanha, que esgotou a relação com os lodges e se obcecou pelos conventos, que visitou os conventos todos e agora anda louca por dormir debaixo da ponte, "como os indígenas".

Pelo contrário, nada nas viagens de Joaquim Magalhães de Castro ao Oriente tem o que quer que seja de exibicionista, de inconsequente ou sequer de puramente sensualista. Jornalista e fotógrafo, ele é também investigador na área da Expansão Portuguesa, sobre que escreveu livros como Os Bayingyis do Vale do Mu ou A Maravilha do Outro. Às viagens que faz, fá-las com um olhar - e, quando volta, não pretende contar-nos histórias sobre povos exóticos, daquelas com que normalmente se brilha nas jantaradas de solteiros, mas sobre nós próprios, que nos põem a olhar para dentro, que vão connosco para a cama e que no dia seguinte ainda andam ao nosso lado na rua.

Himalaias - A Viagem dos Jesuítas, série documental sobre os vestígios lusitanos no Tibete, realizada a meias com o jornalista e produtor Daniel Deusdado, é o mais recente resultado dessa paixão. Passa aos domingos, na RTP2 - e é belíssima. Só isso: belíssima.