Dando continuidade aos colóquios realizados no mundo com motivo do centenário do falecimento do geógrafo anarquista francês Élisée Reclus e procurando gerar um espaço de reunião dos recentes esforços desenvolvidos nesta área de pesquisa no país, o Laboratório de Geografia Política do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, organiza nesta cidade entre os dias 6 e 10 de dezembro de 2011 o primeiro Colóquio Internacional “Élisée Reclus e a Geografia do Novo Mundo”, procurando, como complemento dos eventos precedentes, o avanço no reconhecimento dos trabalhos deste autor acerca do Brasil e da América Latina.
Eixos temáticos
•Élisée Reclus e a tradição geográfica: continuidade, inovação e projeções
Que lugar ocupa Élisée Reclus na história da geografia e a cartografia? Quais foram suas relações práticas e conceituais com a geografia precedente? Qual a sua participação nos debates geográficos e cartográficos do seu tempo? Que continuidades ou descontinuidades é possível identificar na geografia e a cartografia subsequentes com respeito à produção de Élisée Reclus?
•Élisée Reclus e as Geografias dos Novos Mundos: experiência, textos e imagens do continente americano
Como avaliar a experiência pessoal de Élisée Reclus no continente americano? Quais são os elementos fundamentais da sua caraterização (textos, gravuras e mapas) relativos a essa parte do mundo? Qual pode ter sido a sua influência na história dos conceitos e conhecimentos geográficos e cartográficos relativos à/ou produzidos na América? Em que consiste o “Novo Mundo” para Élisée Reclus? Que elementos deste conceito é possível se apropriar ou desdobrar ainda hoje para a geografia? O que seriam hoje “Novos Mundos”?
•Geografia política e geopolítica: Élisée Reclus, Anarquismo, Estado e Território
O que é possível apreender a partir da obra de Élisée Reclus acerca da relação entre os conhecimentos geográficos e cartográficos e a formação dos territórios? Como fica o Estado na geografia e a cartografia produzidas por um geógrafo anarquista? Que contribuições é possível extrair do pensamento de Élisée Reclus para a geografia política contemporânea?
•Élisée Reclus: Educação e o ensino da Geografia
Qual a concepção de educação de Élisée Reclus? Em que consiste a sua proposta para o ensino básico da geografia? Qual a sua posição acerca do uso de textos e mapas no ensino da geografia, assim como do papel do trabalho de campo? Que elementos desta proposta mostram-se vigentes ainda hoje?
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