6.12.11

Coimbra de Antero, por Eça de Queiroz (edição Alma Azul) é o tema de conversa com Elsa Ligeiro, hoje, na Unicepe


Elsa Ligeiro, editora da Alma Azul, de Coimbra, fala-nos da COIMBRA DE ANTERO, escrito por Eça de Queiroz nos 120 anos da sua morte

UNICEPE, Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, CRL
Praça Carlos Alberto, 128-A , Porto

3ª feira, 6 de Dezembro, às 18h.

«Em Coimbra, uma noite, noite macia de Abril ou Maio, atravessando lentamente com as minhas sebentas na algibeira o Largo da Feira, avistei sobre as escadas da Sé Nova, romanticamente batidas pela lua, que nesses tempos ainda era romântica, um homem, de pé, que improvisava.

Excerto:


A sua face, a grenha densa e loura com lampejos fulvos, a barba de um ruivo mais escuro, frisada e aguda à maneira siríaca, reluziam, aureoladas. O braço inspirado mergulhava nas alturas como para as revolver. A capa, apenas presa por uma ponta, rojava por trás, largamente, negra nas lajes brancas, em pregas de imagem. E, sentados nos degraus da igreja, outros homens, embuçados, sombras imóveis sobre as cantarias claras, escutavam, em silêncio e enlevo, como discípulos.

Parei, seduzido, com a impressão que não era aquele um repentista picaresco ou amavioso, como os vates do antiquíssimo século XVIII - mas um bardo, um bardo dos tempos novos, despertando almas, anunciando verdades. O homem com efeito cantava o Céu, o Infinito, os mundos que rolam carregados de humidades, a luz suprema habitada pela ideia pura, e ... os transcendentes recantos / Aonde o bom Deus se mete / Sem fazer caso dos Santos / A conversar com Garrett!. Deslumbrado, toquei o cotovelo de um camarada, que murmurou, por entre os lábios abertos de gosto e pasmo: "É o Antero!..."

(Eça de Queirós, in "Coimbra de Antero")



Elsa Ligeiro é a responsável da Produtora de Atividades Culturais Alma Azul, que criou em Coimbra, em 1999. Há 20 anos ligada aos livros, primeiro como responsável de livraria, depois como editora, Elsa Ligeiro tem dedicado muito do seu tempo à divulgação e promoção da Leitura.
A Alma Azul é uma produtora de atividades culturais, de Coimbra, fundada em Setembro de 1999. Ao longo dos seus 12 anos de atividade tem privilegiado a Literatura com a edição e divulgação de autores de Língua Portuguesa.