11.3.11

Protesto geração à rasca - Sai de casa, vem para a rua (12 de Março) no Porto, Lisboa, Viseu,Braga,Coimbra,Faro, Leiria, e outras cidades,


«Quem luta nem sempre vence, mas quem não luta perde sempre»

http://geracaoenrascada.wordpress.com/


SAI DE CASA E VEM PARA A RUA!

E TRAZ UM/A AMIGO/A TAMBÉM!


Manifestações previstas para amanhã:

Lisboa, Av. da Liberdade (Cinema S. Jorge),
Porto, Praça da Batalha,
Braga, Av. Central, junto ao chafariz,
Castelo Branco, Alamenda da Liberdade (Passeio Verde),
Coimbra, Praça da República,
Faro, Largo S. Francisco,
Funchal, Praça do Município,
Guimarães, Largo da Oliveira,
Leiria, Fonte Luminosa,
Ponta Delgada, Portas da Cidade,
Viseu, Rossio.
Frente às Embaixadas de Portugal em Den Haag (Holanda), Londres, Madrid, Barcelona, Berlim, Estugarda, Compenhaga e Paris



Manifesto

Nós, desempregados, “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal.
Nós, que até agora compactuámos com esta condição, estamos aqui, hoje, para dar o nosso contributo no sentido de desencadear uma mudança qualitativa do país. Estamos aqui, hoje, porque não podemos continuar a aceitar a situação precária para a qual fomos arrastados. Estamos aqui, hoje, porque nos esforçamos diariamente para merecer um futuro digno, com estabilidade e segurança em todas as áreas da nossa vida.

Protestamos para que todos os responsáveis pela nossa actual situação de incerteza – políticos, empregadores e nós mesmos – actuem em conjunto para uma alteração rápida desta realidade, que se tornou insustentável.

Caso contrário:
a) Defrauda-se o presente, por não termos a oportunidade de concretizar o nosso potencial, bloqueando a melhoria das condições económicas e sociais do país. Desperdiçam-se as aspirações de toda uma geração, que não pode prosperar.
b) Insulta-se o passado, porque as gerações anteriores trabalharam pelo nosso acesso à educação, pela nossa segurança, pelos nossos direitos laborais e pela nossa liberdade. Desperdiçam-se décadas de esforço, investimento e dedicação.
c) Hipoteca-se o futuro, que se vislumbra sem educação de qualidade para todos e sem reformas justas para aqueles que trabalham toda a vida. Desperdiçam-se os recursos e competências que poderiam levar o país ao sucesso económico.

Somos a geração com o maior nível de formação na história do país. Por isso, não nos deixamos abater pelo cansaço, nem pela frustração, nem pela falta de perspectivas. Acreditamos que temos os recursos e as ferramentas para dar um futuro melhor a nós mesmos e a Portugal.

Não protestamos contra as outras gerações. Apenas não estamos, nem queremos estar à espera que os problemas se resolvam. Protestamos por uma solução e queremos ser parte dela.











Entrevista a José Afonso sobre a luta dos jovens




E TODOS SEREMOS UM…

Dizem pr’aí que não sirvo?
Dizem pr’aí que não presto?
Vamos sair para a rua
Todos juntos num protesto!

Todos juntos, lado a lado,
Gritando numa só voz
Que já basta, estamos fartos
Que façam pouco de nós!

Pode ser que o “mexilhão”
Assim saído da casca
Faça ouvir a sua voz
E ponha o “poder” à rasca!

Tendo ou não tendo trabalho,
Sendo estável ou precário,
Amigo, junta-te a nós
Num abraço solidário.

Sem partidos ou bandeiras
Que nos venham dividir,
Sem deuses e sem gurus
Que nos queiram conduzir…

No dia 12 de Março
Numa pacífica acção
Lá estaremos “à rasca”
No meio da multidão.

E a força da razão
Espalhada na cidade
“Escreverá” nas esquinas
A palavra Liberdade…

Zé Gigas (poeta popular):