2.2.11

Quanto vale um pimento? - Um documentário de Aurora Redón e Arantxa Soroa






Os agricultores queixam-se que se lhes paga pouco, enquanto os consumidores reclamam pelos preços altos. Acontece que os pimentos passam por uma cadeia de distribuição extremamente onerosa que faz disparar os seus preços ao consumidor.

No documentário de Aurora Redón y Arantxa Soroa, as suas autoras acompanham o trajecto de 1Kg de pimentos desde que são colhidos no campo, na província de Ciudad Real, no território do estado espanhol, até à sua chegada ao mercado onde são expostos e vendidos aos consumidores interessados. Através da viagem realizada observa-se como os pimentos passam por diferentes mãos e como o preço não pára de crescer.

Face ao que é observado chega-se à conclusão que o problema está na distribuição. 5 grandes empresas e duas centrais de compras é quem controla o mercado e fixam os preços. Por causa disso que os agricultores procuram agrupar-se para poder negociar em conjunto o preço. Mas a união de esforços não é fácil. Curiosamente, a sua união é censurada pela autoridade que regula a concorrência, enquanto a mesma entidade fecha os olhos à dominação do mercados pelas empresas de grande distribuição.

Uma das atitudes encaradas pelos agricultores para a sua defesa é a chamada dupla etiquetagem, de forma a que os consumidores saibam, quando efectuarem as suas compras, a que preço aqueles produtos foram vendidos pelo produtor, o seu local de origem, e o seu percurso.

Outra atitude será a criação de cooperativas de consumo como forma de eliminar os intermediários da cadeia de distribuição, reforçando a ligação directa entre produtor e consumidor