2.2.11

Lançamento do livro Pontes de Mudança de Sofia Vilariques e Edgar Silva ( dia 3 de Fev. às 20h.), em defesa de sociedades sustentáveis e solidárias

Amanhã, dia 3 de Fevereiro, realiza-se a apresentação pública e o lançamento da obra "Pontes de Mudança" de Sofia Vilarigues e Edgar Silva, 1º título da Colecção Ecologia Profunda da Antagonista Editora.
A sessão de lançamento irá decorrer amanhã, dia 3 de Fevereiro, às 20:00 na livraria Les Enfants Terrible (Cinema King), na R. Bulhão Pato, nº 1-B (Roma-Areeiro, junto à estação dos comboios).

Os autores estarão presentes na sessão de lançamento.

Sinopse da obra:

Esta obra surgiu da necessidade de avaliar realidades actuais e procurar respostas, na perspectiva da interligação verificada entre a crise social e a crise ambiental.

Emergiu da perspectiva de que a realidade social (como a natural) não é nem será nunca estática. E de que a actual globalização económica é insustentável, em termos ambientais e sociais: não considera a interligação estreita entre a humanidade e o ambiente natural (que formam um todo e como um todo têm de evoluir) e menospreza dinâmicas sociais (não dá resposta às necessidades básicas de cada ser humano, nem às suas necessidades de realização), ao assentar num modelo redutor de crescimento económico.

Estamos hoje, avaliou-se, perante um ponto de bifurcação. A nossa sociedade decai, nas armadilhas da crise actual (social e ambiental), ou emerge em novas formas de ordem.

São necessárias mudanças, que se esboçam, a pensar e implementar. Assumindo a actual orientação possível, concluiu-se, de sociedades sustentáveis e solidárias.

Possíveis através de um pensar-agir com foco não no desenvolvimento mas nas sociedades, nos sistemas naturais e sociais em interacção, em evolução

A partir de uma perspectiva integradora sistémica, da complexidade, considerando os sistemas de que fazemos parte (ecológicos, sociais, culturais, mentais) e que constituem redes, com as suas dinâmicas características.

Multidimensional, também, abrangendo áreas desde a economia à ecologia, à cultura, à informação e à tecnologia.

Abrangendo vários níveis, em interacções entre micro e macro-transformações e agentes de mudança, do indivíduo à organização social ao âmbito planetário.

Possibilitando novas formas de organização e maior complexidade, de organização e comunicação, maior eficiência energética transformadora e de informação.

Pela vida e pela diversidade e portanto ética.

Assumindo a actual orientação possível de sociedades sustentáveis e solidárias.

Inclui entrevistas a: Cristovam Buarque, Eugénio Rosa, Pedro Ferraz de Abreu, Rogério Roque Amaro, Sony Kapoor e Viriato Soromenho-Marques.

Biografia dos autores:

Sofia Gomes Vilarigues, nascida a 1 de Novembro de 1971, natural de Paris - França, licenciada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É consultora na área do ambiente e, no campo do jornalismo ambiental e social, tem colaborado com diversas publicações: Fórum Ambiente, Cadernos de Educação Ambiental, Ozono, Ambiente 21, Água e Ambiente, Escola Informação, Mais Ambiente, Contacto Verde (edição), Jornal Quercus Ambiente.

Edgar Freitas Gomes Silva, nascido a 25 de Setembro de 1962, natural do Funchal - Madeira - Portugal, licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). No campo social, desenvolveu projectos com crianças de rua, no Movimento de Apostolado da Criança - MAC e na "Escola Aberta", e em iniciativas de desenvolvimento local em bairros marcados pelos problemas da ultraperiferia social. Na sequência da intervenção política, foi eleito deputado ao Parlamento da Região Autónoma da Madeira, em 1996. Publicou dois livros sobre questões do desenvolvimento humano e social: "Instrangeiros da Madeira" (2004) e "Repensar o desenvolvimento" (2007).

Será servido um Madeira de Honra no decorrer da tertúlia do lançamento


www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100002045462064
http://eco-fenix.blogspot.com/