9.9.10

Solidinner (11 de Set.) com a Plataforma Cargotopia que promove o Festival do Cais (25,25 e 26 de Set. em Vila Nova de Gaia)



Cargotopia, é uma plataforma que pretende criar respostas alternativas a temas políticos, sociais, culturais e ecológicos e realizar eventos em espaços não convencionais.
(Cargotopia is a platform of exchange between people from a very wide range of backgrounds to look for alternative answers towards social, political, cultural and ecological issues.)


No ano de 2008, destacou-se a participação da CARGOTOPIA na inauguração do Teatro Municipal de Lamego, com “Ardínia”, que se traduziu num de espectáculo de teatro de rua que contou com a participação de vários grupos locais. Salientam-se também as actividades que a CARGOTOPIA desenvolve desde a criação da plataforma em 2006, nomeadamente oficinas de navegação para jovens, em colaboração com o veleiro tradicional alemão Fridtjof Nansen. Em 2007 realizou o projecto de oficinas de navegação, com o agrupamento de escolas do Cerco, a bordo do veleiro Nordwest assim como residências e outras oficinas em Gaia e Setúbal. Em 2008, na Finlândia, colaborou na manutenção do veleiro cargueiro Estelle promovendo e um ciclo de forums e performances, apresentado em vários espaços nacionais e internacionais, que contaram com a presença de vários artistas.

Para este ano a plataforma Cargotopia, propõe um encontro, a realizar no Cais de Gaia, nos dias 24, 25 e 26 de Setembro. Tal como em anos anteriores será realizado um fórum sobre alternativas pedagógicas, arte social e comércio justo, além da apresentação de espectáculos e várias oficinas, ligadas a temáticas como ecologia, emigração e integração.


O encontro contará com a presença de participantes de países como Portugal, Brasil, Itália, Alemanha, Vietname, Áustria, Polónia, Argentina, México, França, Estados Unidos e Espanha.
O objectivo central deste encontro será o intercâmbio cultural e artístico entre os participantes e a comunidade portuguesa.


Festival do Cais (24 a 26 de Set.) promovido pela Cargotopia


Dia 24
TUNA MUSICAL DE SANTA MARINHA
20.h Abertura Oficial do CARGOTOPIA e Porto d’honra pela Niepoort
22.h Performance_TREN GO! SOUND SISTEM_Pedro Pestana_Portugal

Dia 25
14.h Oficinas de Escultura colectiva UNOPEZ_Dariusz Stachniak e Construção de Papagaios de papel_Escuteiros de St.Marinha_Centro Cultural Zé da Micha
15.h Performance_MADE IN TAIWAN_França-Portugal_Praça Douro Cais
16.h Performance_AIUÉ_Rosário Costa_Portugal_Centro Cultural Zé da Micha
17.h Performance_BAGAGEM DE MÃO_Joana Moraes _Portugal_Centro Cultural Zé da Micha
18.h Performance_STAR TIME_Eleonora Aira_Argentina_Praça Douro Cais
22.h Performance_GOLDEN RECORD_Roberta Vaz, Raquel Claudino, Anne-Maarit Kinnunen e Patrick Furness_Internacional_Tuna Musical de Santa Marinha
23.h Concerto Canal Zero_Portugal_Tuna Musical de Santa Marinha_entrada 5-

Dia 26
11.h Regata da Amizade pelo Sport Clube e Clube do Fluvial_no rio Douro
12.h Mareantes de Gaia _Portugal_Cais de Gaia
16.h Forum Cargotopia Ecologia, Navegação e Arte_Portugal, no Centro Cultural Zé da Micha
18.h Espectáculo de rua OLHOS NO HORIZONTE_Teatro Universitário do Porto na Praça Douro Cais e Plataforma CARGOTOPIA_Internacional, na plataforma do Sport Clube
18.45h Performance Butoh Caçador de Pérolas por Miltércio dos Santos_Brasil na plataforma do Sport Clube
21.h Filmmakers CARGOfilm Miguel Clara Vasconcelos, Rodrigo Areias, Miguel Lameiras, Ricardo Leite e Agnieszka Gawedzuka_Polónia e Portugal, no Centro Cultural Zé da Micha
22.h Performance Utopia Wall por Anke Kalk e Marie-Jolin-Koster_Alemanha
23.h Encerramento Oficial, na Tuna Musical de Santa Marinha

Permanentes no Centro Cultural Zé da Micha:
Instalação visual e sonora Somniciative por Christopher Reitmaier_EUA
Eco-Mercado e expresso lounge
Exposição fotografia e Grafismo_Nowhere por Agnieszka Gawedzka_Polónia Centro Cultural Zé da Micha



Residência de artistas da CargoCasa

Entretanto realiza-se uma residência para artistas, pedagogos, programadores, embarcadiços, historiadores de arte.filosóficos, realizadores e escritores que tenham um projecto em sintonia com a concepção da Plataforma Cargotopia.

The CARGOcasa artists’ residence
From 13 to 23 September 2010
CONTAGIARTE Oporto, Portugal
http://cargocasa.blogspot.com/



http://cargo-topia.blogspot.com/