22.9.10

Nespereira (Cinfães) no primeiro dia do Outono de 2010

O Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado pela queda da temperatura , e pelo amarelar das folhas das árvores.O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 22 ou 23 de Setembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 20 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho.





Nespereira é uma freguesia do concelho de Cinfães, com 38,48 km² de área e 2 217 habitantes

Parte integrante da província do Douro Litoral, não deixando de integrar também o distrito de Viseu que, aliás, é a capital de província da Beira Alta, Nespereira é uma das maiores freguesias do concelho de Cinfães. Localiza-se no extremo Sudoeste, a cerca de 15 quilómetros da sede concelhia, já bem perto da serra da Franqueira.

Confronta a Sul com Alvarenga e a Poente com Espiunca, uma e outra freguesias pertencentes ao concelho de Arouca. Mais a Norte e a Nordeste, confina com quatro freguesias do concelho cinfanense: Fornelos, Santiago de Piães, S. Cristóvão de Nogueira e Cinfães, esta última sede do concelho. Dentro de portas conta com alguns pontos donde, tanto os residentes como quem de visita podem desfrutar de vistas maravilhosas.

A partir do Alto da Senhora do Castelo, por exemplo, depara-se-nos um postal que bem pode rivalizar com o celebérrimo Alto de Santa Luzia (Viana do Castelo) ou o fronteiriço Alto de Santa Tecla, frente a Caminha. Mas Nespereira tem mais e bonitos pontos de interesse. Desde a pacatez que reina na praia fluvial da Ponte da Balsa ou nas bucólicas margens no Castanheiro da Areia, passando pelas enigmáticas Pedra da Moira e Mamoas de Chão de Brinco, até à Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, junto à igreja paroquial de Santa Marinha.

Perderam-se com o passar do tempo usos e costumes, como as andanças do linho e parte dos saberes dos mestres que pontuaram nos diferentes ofícios. Mesmo assim, Nespereira orgulha-se de poder continuar a contar com várias associações, entre as quais se destacam a centenária banda de música e os já 'velhos' Nespereira F. Clube, Bombeiros, Rancho Folclórico e Grupo Cultural e Desportivo de Pindelo.

Locais a visitar ( pelos bons e maus motivos):

Igreja de Santo Irício

Capela de Paradela

Capela de S. Brás

Largo do Pelourinho

Mini-Hídrica do Ardena

Gruta de Nossa Senhora de Lurdes (Santa Marinha)

Senhora do Castelo (Ervilhais)

Praia Fluvial do Ardena


Para saber mais sobre Nespereira
http://sites.google.com/site/vozdopovoweb/


Mamoas de Chão-de-Brinco nos montes de Ervilhais, em Nespereira (concelho de Cinfães)