23.7.10

Precários presos por um fio


Os Precári@s Inflexíveis lançaram uma campanha contra as medidas de austeridade do Governo PS com o apoio do PSD.

A primeira acção foi mostrar que os 2 milhões de precári@s e desempregad@s estão por um fio e que a sua corda não estica mais. Não acreditam no "salve-se quem puder" que nos dizem inevitável e estão dispostos a ir para a rua para o dizer bem alto.
Nos principais pontos de acesso da cidade de Lisboa foram dependuradas faixas contra a austeridade. Simbolicamente, deixaram figuras precárias presas por um fio.
Recorde-se que a aprovação do primeiro Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) se deu em Março passado. Diminuíram então os apoios sociais, que tornaram Portugal um dos países onde o tempo necessário para a obtenção do subsídio de desemprego é o mais longo, e foi imposto um garrote orçamental que degrada os serviços públicos e começou um plano de privatizações.
Em Julho a história repete-se com a entrada em vigor do PEC2. Desta vez foi o aumento, cego e injusto, de impostos sobre o rendimento e o consumo. Tudo isto acompanhado de medidas populistas para justificar a inevitabilidade das medidas injustas. O verdadeiro objectivo: baixar as expectativas e as condições de trabalho para o conjunto dos trabalhadores e da população. Com esta onda de austeridade selectiva acelera a destruição do contrato social que ainda existe hoje, enquanto a riqueza se concentra cada vez mais. Ou seja, estão a criar-se condições para uma nova era. A era do “Salve-se quem puder”.

Mais info em
http://www.precariosinflexiveis.org/