23.7.10

Há cinema hoje (Bil'in My Love, sobre a luta dos palestinianos) e amanhã (Blindness, de Fernando Meirelles) na Casa Viva


Hoje ( 6ª feira, dia 23 de Julho, às 22h.) e amanhã (Sábado, às 18h.) há cinema na Casa Viva, no Porto.
Hoje passa o filme-documentário Bil'in My Love de Shai Carmeli Pollak sobre a luta de ula aldeia palestiniana contra o exército israelita invasor das suas terras. A iniciativa é do Grupo de Acção pela Palestina.
Amanhã realiza-se a 2ª sessão de cinema dedicada a José Saramago, desta vez com o filme de Fernando Meireles, Blindness, baseado no livro Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago.


Local: Casa Viva
Praça marquês pombal 167



ENTRADA LIVRE

Bil'in My Love , de Shai Carmeli Pollak (85')
Documentário. 2003
Produção: Israel. (Legendas em Inglês)

Sinopse

Uma aldeia Palestiniana, Bil'in, decide lutar contra o Exército Israelita, recorrendo a meios pacíficos, quando o muro de separação ameaça a divisão da aldeia. O realizador, Shai Carmeli Pollak, chegou à aldeia de Bil'in como activista, pertencendo ao colectivo israelita Anarchists Against the Wall, mas acabou a documentar um acontecimento enorme quando Israelitas e Palestinianos, juntos, lutam para evitar a construção do muro de apartheid que o Estado Israelita procura impor na Cisjordânia, roubando terras às comunidades palestinianas.
O documentário foca-se essencialmente na luta do Comité Local de Moradores da aldeia e num agricultor que arrisca-se a perder a maior parte da sua terra com a construção do muro. O filme demonstra que é possível a comunicação e o esforço para que comunidades palestinianas trabalhem em conjunto com activistas e colectivos israelitas na luta pelo fim da ocupação.A Anarchists Against the Wall (AATW) é um grupo de acção directa, formado em 2003 como resposta à construção do muro israelita em terras Palestinianas na Cisjordânia ocupada. O grupo trabalha em cooperação com os Palestinianos numa luta conjunta contra a ocupação.






Sábado, 24 julho 18h00

Blindness, de Fernando Meirelles (120')
Baseado em Ensaio Sobre a Cegueira, livro de José Saramago

Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge a humanidade, pondo à prova os seus mais básicos instintos, necessidades e sentimentos, numa infame luta pela sobrevivência.