10.7.10

Estado do Mundo 2010, do Consumismos à Sustentabilidade (State of the World 2010-Transforming Cultures: From Consumerism to Sustainability)

"This year’s State of the World report is a cultural mindbomb exploding with devastating force. I hope it wakes a few people up ."
Kalle Lasn, Editor of Adbusters magazine

Acaba de ser lançada a versão portuguesa, o livro "Estado do Mundo 2010, Transformando Culturas, do Consumismo à Sustentabilidade". Esse relatório é editado há 28 anos pela Worldwatch e merece uma leitura atenta.

Download gratuito do livro:
clique aqui


Apresentação da edição brasileira:

A Declaração do Milênio, da ONU, aprovada por 189 países em setembro de 2000, expressa a decisão da comunidade internacional de reduzir à metade, até 2015, o número de pessoas que vivem com menos de um dólar por dia. De acordo com o "World Development Report", porém, em muitos países, onde as taxas de crescimento foram negativas, o avanço econômico permanece abaixo do nível considerado necessário para se atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Um bilhão e meio de pessoas no mundo continuam abaixo da linha da pobreza, sobrevivendo com menos de US$ 1,25 por dia. O compromisso com investimentos internacionais destinados à diminuição do fosso e da desigualdade social entre populações de elevado consumo, que movimentam mercados concentrados, e o 1/5 da humanidade que luta para sobreviver, é um desafio a ser enfrentado.

Tal esforço, porém, resultaria apenas parcialmente bem sucedido na ausência de uma equação capaz de frear o consumismo concentrado e impulsionar o quanto antes o consumo sustentável – equação esta que passa, entre outros fatores, por uma profunda mudança cultural e comportamental. Tal mudança na cultura do consumo é a proposta trazida ao debate pelo Estado do Mundo 2010, relatório anual do WWIWorldwatch Institute, editado há 28 anos consecutivos em cerca de 30 idiomas e publicado em língua portuguesa no Brasil desde 1999 pela UMA-Universidade Livre da Mata Atlântica, representante do WWI no Brasil.

Neste ano, a edição se faz em parceria com o Instituto Akatu, organização que se destaca no trabalho pela transformação do comportamento do consumidor como fator essencial, dentro do tripé empresa–governo–sociedade civil, para o encaminhamento de soluções voltadas para a sustentabilidade. Essa transformação, urgente, tem como pilar uma maior conscientização do consumidor quanto às consequências de seus atos de consumo.

Nesse passo, é também fundamental levá-lo a perceber que, em adição a buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos de seus próprios atos individuais, cabe a ele mobilizar outros consumidores na direção de um consumo consciente; apoiar o esforço das melhores empresas em responsabilidade sócio ambiental, pressionando-as diretamente e comprando os seus produtos, assim como valorizando as novas tecnologias por elas desenvolvidas; e pressionar os governos na direção de uma atuação administrativa própria mais sustentável, do provimento de serviços que facilitem a ação do consumidor consciente (por exemplo, a coleta seletiva de resíduos) e da regulação e legislação referentes aos atributos dos produtos e à operação das empresas. Dessa maneira, o consumidor consciente terá um papel expandido para muito além de seus gestos individuais.

Integrando de modo concreto os esforços no sentido dessa mudança cultural tão indispensável e da co-relata democratização da informação, o WWI, com o apoio do Instituto Akatu, disponibiliza para download gratuito, em língua portuguesa, o presente relatório anual. Assim, executivos de empresas e responsáveis governamentais, estudiosos, jornalistas, pesquisadores, professores e alunos de instituições públicas ou privadas, têm à sua disposição análises, pesquisas, dados, informações e estatísticas confiáveis, abrangentes, muitas vezes inéditos, de extensão planetária, capazes de municiá-los em seu empenho não só pelo necessário cumprimento das metas do milênio como também por uma mudança imediata, aprofundada a cada dia, em favor de uma vida mais saudável, ambiental e socialmente responsável, rumo a um mundo sustentável que, dessa forma, poderá passar do sonho à realidade.



Índice

Introdução .....................................XX
Muhammad Yunus – Fundador do Banco Grameen e Prêmio Nobel da Paz em 2006
Prefácio ....................................XXII
Christopher Flavin – Presidente do Worldwatch Institute
Estado do Mundo: Um Ano em Retrospecto.............XXV
Lisa Mastny e Valentina Agostinelli

ASCENSÃO E QUEDA DAS CULTURAS DE CONSUMO..........3
Erik Assadourian
ANTIGAS E NOVAS TRADIÇÕES .................................21
Envolvendo as Religiões para Construir Visões de Mundo ..............................................23
Gary Gardner
Rituais e Tabus como Guardiões Ecológicos .................31
Gary Gardner
Vida Reprodutiva Ambientalmente Sustentável ..........38
Robert Engelman
Idosos: Um Recurso Cultural para Promover o Desenvolvimento Sustentável ..43
Judi Aubel
Da Agricultura para a Permacultura ........................49
Albert Bates e Toby Hemenway

A NOVA TAREFA DA EDUCAÇÃO: SUSTENTABILIDADE......57
Educação Infantil para Transformar Culturas para a Sustentabilidade .....59
Ingrid Pramling Samuelsson e Yoshie Kaga
O Comercialismo na Vida das Crianças.......................64
Susan Linn
Repensando a Alimentação Escolar: O Poder do Prato Público ......................................72
Kevin Morgan e Roberta Sonnino
O Que Compete ao Ensino Superior Hoje? ........................................................................79
David W. Orr

NEGÓCIOS E ECONOMIA: PRIORIDADES DE GESTÃO......87
Adaptando as Instituições para uma Vida em um Mundo Cheio 89
Robert Costanza, Joshua Farley e Ida Kubiszewski
Jornadas de Trabalho Sustentáveis para Todos ..................................................................96
Juliet Schor
Mudando as Culturas Empresariais Internamente ..........................................................102
Ray Anderson, Mona Amodeo, and Jim Hartzfeld
Empreendedores Sociais: Inovando Rumo à Sustentabilidade ......................................110
Johanna Mair e Kate Ganly
Relocalizando as Empresas .................................118
Michael H. Shuman

O PAPEL DO GOVERNO NOS PROJETOS ..............125
Eliminando o Comportamento Não Sustentável......127
Michael Maniates
Ampliando o Entendimento sobre Segurança ..................136
Michael Renner
Construindo as Cidades do Futuro ...............................143
Peter Newman
Reinventando os Serviços de Saúde: De Panaceia a Higeia ............................................149
Walter Bortz
Direitos da Terra: Da Colonização à Participação............................................................154
Cormac Cullinan

MÍDIA: TRANSMITINDO SUSTENTABILIDADE ...............161
Da Venda de Sabão à Venda de Sustentabilidade: Marketing Social ...163
Jonah Sachs e Susan Finkelpearl
Educação para a Mídia, Cidadania, e Sustentabilidade ..................................................170
Robin Andersen e Pamela Miller
Música: Usando a Educação e o Entretenimento para Motivar Mudança.178
Amy Han

O PODER DOS MOVIMENTOS SOCIAIS .......185
Reduzindo a Jornada de Trabalho como um Caminho para a Sustentabilidade .187
John de Graaf
Inspirando as Pessoas a Ver que Menos é Mais ................................................................193
Cecile Andrews e Wanda Urbanska
Ecovilas e a Transformação de Valores ............201
Jonathan Dawson

NOTAS ..................................................207
ÍNDICE REMISSIVO ......................231
QUADROS
1. Será que Níveis Elevados de Consumo Melhoram o Bem-Estar dos Homens?
por Erik Assadourian...............................................9
2. O Papel Essencial dos Pioneiros Culturais, por Erik Assadourian .19
3. Uma Ética Ecológica Global, por Patrick Curry ............................................................28
4. Aprofundando as Percepções de Tempo, por Alexander Rose ...35
5. Normas Dietéticas que Curam Pessoas e o Planeta, por Erik Assadourian
and Eddie Kasner .............................................................49
6. Sustentabilidade e o Relacionamento entre Homens e Natureza,
por Almut Beringer .................................60
7. Brinquedotecas, por Lucie Ozanne and Julie Ozanne........................................................66
8. Transformação do California Academy of Sciences, por Gregory C. Farrington 70
9. Questões Pendentes em Educação Ambiental, por David C. Orr..................................81
10. Maximizando o Valor do Ensino Superior, por Erik Assadourian .............82
11. Um Novo Foco para Cientistas: Como as Culturas se Transformam,
por Paul R. Ehrlich e Anne H. Ehrlich ...........................85
12. A Insensatez de um Crescimento Infinito em um Planeta Finito,
por Øystein Dahle ...................................................91
13. Melhorando o Estatuto Social, por Kevin Green and Erik Assadourian .....108
14. Do berço ao berço: Adaptando a Produção ao Modelo da Natureza,
por William McDonough and Michael Braungart ..........................................................113
15. Índice de Carbono para o Mercado Financeiro, por Eduardo Athayde ....115
16. O Processo Marrakesh das Nações Unidas sobre Consumo e Produção
Sustentáveis, por Stefanie Bowles ..................................128
17. Tornando os Programas de Bem-Estar Social Sustentáveis,
por Kevin Green e Erik Assadourian .....................152
18. Princípios dos Direitos da Terra, por Cormac Cullinan ............................................155
19. A Expansão do Papel do Jornalismo Ambiental na Índia, por Raj Chengappa ......175
20. Luz, Câmara, Consciência Ecológica, por Yann Arthus-Bertrand ......179
21. A Arte pelo Bem da Terra, por Satish Kumar ..............................................................180
22. Expandindo um Movimento pelo Decrescimento, por Serge Latouche .....197
23. O Movimento Slow Food, por Helene Gallis................................................................198
TABELAS
1. População Mundial Sustentável com Diferentes Níveis de Consumo .....6
2. Como as Indústrias Mudaram as Normas Culturais ....................................................14
3. Acesso aos Meio de Comunicação por Grupo de Renda Global, 2006.....15
4. Obras de Referência sobre Religião e Natureza..............................................................24
5. Alguns Conceitos Religiosos sobre o Consumo ............................................................31
6. Preceitos Econômicos de Certas Tradições Religiosas e Espirituais...........29
7. Iniciativas de Marketing Dirigido ao Público Infantil no Mundo Todo.......66
8. Exemplos e Características da Ingerência nas Escolhas ..............................................130
9. Desempenho da Assistência Médica, Países Selecionados, 2006 ..........150
10. Algumas Campanhas de Marketing Social e de Produto Bem-Sucedidas......165
11. Iniciativas de Alguns Países para Promover a Educação para a Mídia ......173
FIGURAS
1. Pegada Ecológica da Humanidade, 1961 – 2005 ............................................................5
2. Aspirações de Alunos de Primeiro Ano de Faculdades nos
Estados Unidos, 1971 – 2008 .......................10
3. Produto Interno Bruto comparado ao Indicador Genuíno de
Progresso – EUA – 1950-2004 ......................92
4. Horas anuais de trabalho nos países selecionados, 2007 ..............................................97
5. Modelo de Mudança de Cultura ..........104