17.6.10

Repensar a anarquia: anarquismo, relações internacionais e política mundial (Rethinking Anarchy: Anarchism and World Politics): colóquio na Universidade de Bristol, 17 e18 de Junho

Realiza-se na Universidade de Bristol nos dias 17 e 18 de Junho de 2010 o colóquio internacional promovido pela rede de Estudos Anarquistas e com apoio do International Politics Research Group, pertencente ao Department of Politics, da University of Bristol, subordinado ao tema «Repensar a anarquia: anarquismo e política mundial (Rethinking Anarchy: Anarchism and World Politics). O colóquio destina-se a debater os textos escritos anarquistas e a sua abordagem à anarquia, à política internacional e ao capitalismo global.

Falar-se-á, pois, não só do tema principal, a anarquia, mas também da história da política internacional no pensamento anarquista quer no campo das Relações Internacionais quer ao nível da teoria política e disciplinas conexas.

Questões a serem tratadas serão, por exemplo: o que há de específico no pensamento anarquista que os académicos da Relações Internacionais não valorizam? O que é isso de um mundo sem soberanos? Que desafios lança o pensamento anarquista às concepções tradicionalistas das Relações Internacionais? O que é que o pensamento anarquista pode trazer à nossa compreensão meta-teórica ou conceptual da política internacional?

Mas as abordagens mais empíricas a partir da perspectiva anarquista não deixarão também de ser convocadas ao longo do colóquio. O que significa que temas/questões como a guerra, o Estado, o colonialismo, o imperialismo global, os movimentos sociais, o défice democrático nas organizações internacionais, mas também nas organizações laborais, e até no quotidiano, as catástrofes climáticas e o desencantamento económico do mundo, serão objecto da atenção entre os participantes, através de estudos e análises que porventura já tenham produzido, e que servirão de temas de debate.

Procurar-se-á ver o que é que a análise anarquista poderá trazer para o estudo, conhecimento e debates nestas áreas, e ver em que medida a anarquia poderá ser uma solução válida a essas questões.

Outro ponto de abordagem será a crítica ao legado euro-cêntrico, sexista e racista, dentro e fora do pensamento anarquista, para se averiguar os contributos de uma descentralização da política e das vozes soberanas do patriarcado, ou a chegada da fase pós-colonial, poderão trazer ao pensamento anarquista contemporâneo acerca da política mundial.



PROGRAMA DO COLÓQUIO


Day 1: Thursday 17th June, 2010. Registration from 9:00am 12:00pm-12:45pm Lunch

12:45pm-1:00pm

Introduction to the ‘The Outwrite Exhibition: A Look at Internationalist Feminisms and Global Solidarity in the 1980s’
Curated by Anna Feigenbaum (American University, Richmond) and Terese Jonsson (London Metropolitan)


Session 1 1:00pm-2:30pm

Chair: Luke Ashworth (Limerick)

Alex Prichard (Bristol) ‘David Held is an Anarchist. Discuss.’
2:30-2:45 – Tea and Coffee Break

Session 2 2:45pm-4:15pm

Chair: Adam Goodwin (Ottawa)


4:15pm-4:30pm – Tea and Coffee Break

Session 3 4:30pm-6.00pm

Chair: Alex Prichard (Bristol)



End Day 1

Day 2: Friday 18th June Session 4 9:00am-10:30am

Chair: Shannon Brincat (Queensland)



10:30am-10:45am Tea and Coffee Break

Session 5 10:45am-12:15pm
Chair: Steve Hobden (UEL)
Carl Levy (Goldsmith’s) ‘Anarchism on the Potomac, when Cheney met Ravachol: the historiography of anarchism and securocrats since 9/11’

Paul Stott (UEA) ‘Anarchism, terrorism studies and Islamism’


12:15pm-1:15pm (Lunch)

Session 6 1:15pm-2:30pm

Chair: Carl Levy (Goldsmith’s)



Close