18.4.10

O património rural é o tema deste ano do dia Internacional dos Monumentos e Sítios que é assinalado hoje (18 de Abril)

Hoje, dia 18 de Abril, comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, tendo o ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios - ver: http://icomos.fa.utl.pt/ ; http://www.icomos.org/) designado como tema a celebrar, no presente ano, o Património associado à actividade agrícola e ao mundo rural em geral.


O ICOMOS-Portugal em associação com o IGESPAR colabora na organização de mais de 400 iniciativas por todo o país, consulte o
Programa Geral (aqui em PDF).


A abertura oficial do dia ocorrerá em Peso da Régua, no Museu do Douro, com o Encontro PATRIMÓNIO RURAL:TERRITÓRIO E PAISAGEM COMO RECURSO CULTURAL, seguido de uma Visita guiada a Ucanha e Persegueda.


O encerramento ocorrerá em Monsaraz no:: ENCONTRO ARTE E PATRIMÓNIO: RURALIDADES, CIÊNCIA E ARTE NAS TERRAS DE MONSARAZ, onde vamos recriar o ciclo da lã, com instalações e performances, almoço livre no patio do Monte do Barrocal, seguido de uma sessão de conversas e estórias escolhidas, no antigo lagar de azeite SEM-FIM, sobre o património rural, uma conversa entre Catedráticos, Prémios Pessoa, ganaderos, apanhadores de espargos, túberas e cilarcas, ouvindo os que ainda constroem diariamente o nosso património rural e os outros, aqueles que o estudam e investigam.


Seguem-se passeios a pé ao fim da tarde, em percursos do imaginário, caminhos propostos pela ADIM e baseados nas lendas e estórias locais, passeando entre menires e no romanzal, na rocha da noiva ou em Santa Catarina, apanhando laranjas nos Reboredos.
Tudo ali à volta só para fazer fome para o jantar, livre e com marcação prévia, no Lagar de Azeite/Restaurante SEM FIM, no Telheiro, ouvindo o Grupo Coral de Monsaraz, homens vestidos de fato domingueiro, bem dispostos que gostam de conversa e cante à volta de um ou vários copos de vinho, pão e queijo; apreciando as obras do escultor Gil Kaaliswart feitas a partir de peças ligadas ao património rural.

Organização: ICOMOS-Portugal, em conjunto com a Direcção Regional da Cultura do Alentejo, o Festival Escrita na Paisagem, e a ADIM. Apoios: Monte do Barrocal, Restaurante SEM-FIM, Município de Reguengos de Monsaraz, Município de Viana do Alentejo, Jornal Palavra, Rádio RC Alentejo (obtenha aqui o PROGRAMA EM PDF).


Consultar ainda: